Alagoas

Hemoal promove coleta externa de sangue em Penedo nesta terça-feira

Ação itinerante acontece na maternidade da Santa Casa para reforçar estoques e atender hospitais da região

Ascom Sesau 26/01/2026
Hemoal promove coleta externa de sangue em Penedo nesta terça-feira
Coleta externa de sangue do Hemoal reforça estoques em Penedo nesta terça-feira - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta terça-feira (27), uma coleta externa de sangue no município de Penedo. A iniciativa acontece das 9h às 16h, na maternidade da Santa Casa, situada na Avenida Getúlio Vargas, nº 423, Centro.

A ação tem como objetivo reforçar o estoque de hemocomponentes, fundamentais para suprir a demanda de maternidades e hospitais da capital e do interior do estado. O Hemoal abastece unidades públicas, atendendo casos de urgência, emergência e cirurgias eletivas.

Requisitos para doação

Para doar sangue, é necessário cumprir exigências do Ministério da Saúde. O voluntário deve estar em boas condições de saúde, apresentar documento oficial com foto, pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos.

Pessoas diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos são impedidas de doar definitivamente. No caso das mulheres, a doação é vetada durante a gestação e o período de amamentação.

O doador deve estar alimentado, evitando alimentos gordurosos, e não pode ter consumido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. É preciso também ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior ao procedimento.