Alagoas

Inscrições abertas para a 16ª Caravana Federativa do Governo Lula, em Alagoas

Evento reunirá ministérios, órgãos federais e gestores municipais nos dias 26 e 27 de fevereiro, em Maceió, para atendimento e articulação direta.

Graça Carvalho/Ascom Serfi 24/01/2026
Inscrições abertas para a 16ª Caravana Federativa do Governo Lula, em Alagoas
Secretários e autoridades articulam a 16ª Caravana Federativa do Governo Lula, que acontece em Maceió. - Foto: Ascom Serfi

Estão abertas as inscrições para a 16ª Caravana Federativa do Governo Lula, que será realizada em Maceió nos dias 26 e 27 de fevereiro. O evento, promovido pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), reunirá ministérios, órgãos federais, bancos públicos e autarquias para atendimento direto a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, equipes técnicas e representantes de consórcios e organizações da sociedade civil.

O secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, e o coordenador-geral das Caravanas Federativas e assessor especial da Presidência da República, Maurílio Pedrosa, intensificaram as articulações para o evento durante a Feira dos Municípios Alagoanos, realizada na última sexta-feira (23).

Durante o evento, Júlio Cezar e Maurílio Pedrosa concederam entrevistas à imprensa local, ressaltando a importância da Caravana Federativa como instrumento de fortalecimento do pacto federativo e de aproximação entre o Governo Federal e os municípios.

“Será uma oportunidade histórica para resolução de pendências, apresentação de projetos e acesso direto às políticas públicas federais, tudo em um único espaço, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso”, destacou o secretário, que coordena as articulações no estado em parceria com a SRI, a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) e a União dos Vereadores de Alagoas (Uveal).

Maurílio Pedrosa enfatizou que a Caravana foi idealizada para facilitar o atendimento aos municípios. “A ideia é descentralizar o atendimento, levar o Governo Federal até os estados e garantir que prefeitos e equipes técnicas possam dialogar diretamente com cada ministério e órgão”, explicou.

Segundo Pedrosa, não há limite de participantes, mas é fundamental que todos realizem inscrição prévia no Portal Federativo. Gestores municipais podem levar secretários e assessores, levando suas demandas para serem tratadas durante a Caravana Federativa.

A programação foi estruturada para garantir atendimento direto, qualificado e ágil aos gestores municipais e lideranças públicas, com destaque para os Balcões de Atendimento dos Ministérios e Órgãos Federais, que funcionarão durante todo o evento. Com isso, será possível esclarecer pendências, apresentar projetos e acessar políticas públicas de forma direta, sem necessidade de deslocamento a Brasília.

Já estão confirmadas as presenças da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; da ministra das Mulheres, Márcia Lopes – que participará de debate sobre Feminicídio Zero; e do ministro dos Transportes, Renan Filho.

As inscrições podem ser feitas pelo link oficial. A programação completa do evento está disponível em https://portalfederativo.gov.br/pt-br/caravanas-federativas/caravana-federativa-de-alagoas-maceio.