Alagoas

SSP intensifica ações do Janeiro Branco para bombeiros e policiais científicos

Iniciativa amplia cuidados com a saúde mental e combate estigmas entre servidores da segurança pública em Alagoas.

Alkeline Matias / Ascom SSP 22/01/2026
SSP intensifica ações do Janeiro Branco para bombeiros e policiais científicos
Ação do Janeiro Branco reúne bombeiros e policiais científicos para discutir saúde mental em Alagoas. - Foto: Palestras focam na prevenção de problemas com a saíude mental

Com o objetivo de fortalecer os cuidados com a saúde mental, o Núcleo de Qualidade de Vida da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) está promovendo uma série de ações alusivas ao Janeiro Branco, mês dedicado à prevenção do adoecimento psíquico. Na última terça-feira (20), militares do Corpo de Bombeiros de Penedo participaram de atividades preventivas. Já nesta quinta-feira, uma palestra foi realizada para integrantes da Polícia Científica, no Centro de Maceió.

Lançada há 12 anos, a campanha Janeiro Branco traz em 2026 o tema “Paz, Equilíbrio e Saúde Mental”, promovendo conscientização, cuidados e o combate a preconceitos relacionados ao adoecimento emocional. De acordo com a equipe do Núcleo de Qualidade de Vida, a proposta é realizar visitas às sedes operacionais das forças de segurança pública não apenas em janeiro, mas durante todo o ano.

Segundo a chefe do setor, sargento Ana Rafaela Meneses, a rede QualiVida da SSP tem como missão estimular o cuidado com a saúde mental e incentivar o acompanhamento psicológico dos agentes de segurança.

“É fundamental que a Segurança Pública priorize o bem-estar de seus servidores, tanto físico quanto mental, para que possam atender a população de maneira eficiente. Por meio de ações de conscientização, dinâmicas e diálogos, buscamos eliminar estigmas, mostrar que o adoecimento mental é real e reforçar a importância do autocuidado”, destacou.

Visibilidade

Cuidar da saúde mental ainda é um tema pouco discutido, o que reforça a importância de iniciativas de conscientização e acesso à informação. Essas ações são fundamentais para estimular a busca por ajuda, reduzir preconceitos e fortalecer o cuidado e o acolhimento.

Para o chefe especial do Instituto de Criminalística de Maceió, Charles Mariano, a campanha Janeiro Branco representa um avanço nas ações de valorização e cuidado com a saúde mental.

“A iniciativa busca fortalecer o cuidado psicológico, refletindo positivamente em diversas áreas da vida, como o ambiente de trabalho, a prática de atividades físicas e o bem-estar integral. A campanha desenvolvida pela SSP marca com satisfação o início das atividades voltadas ao cuidado e à valorização dos servidores”, afirmou.

Na próxima quinta-feira (29), será realizado um evento alusivo ao Janeiro Branco para agentes de todas as forças de segurança do estado. O encontro é organizado em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) e conta com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e de outras instituições parceiras.