Alagoas
Profissionais do Hospital Regional de Palmeira dos Índios participam de capacitação sobre segurança assistencial
Treinamento abordou manuseio de equipamentos essenciais e reforçou práticas para atendimento seguro nas UTIs e emergências
Profissionais do Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI) participaram, nesta quinta-feira (15), de uma capacitação voltada à segurança assistencial. O treinamento abordou o manuseio do monitor VG670 e o uso correto do desfibrilador, equipamentos essenciais para o cuidado seguro de pacientes em situações críticas. Também foi apresentado o funcionamento do aparelho utilizado para a intubação endotraqueal.
A capacitação teve como foco o uso do desfibrilador nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e nos setores de emergência. A ação foi direcionada a fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos, com o objetivo de atualizar conhecimentos, padronizar condutas e fortalecer a segurança assistencial.
Segundo a fisioterapeuta Ariane Vieira, responsável por ministrar o treinamento, a capacitação é fundamental para garantir um atendimento seguro e eficaz. “A capacitação é extremamente importante, principalmente para quem está na linha de frente, como enfermeiros e técnicos. Não adianta ter bons equipamentos sem treinamentos periódicos e de qualidade. Em situações de urgência, todos precisam estar preparados para utilizar os aparelhos com segurança”, destacou.
Cerca de 20 profissionais participaram do treinamento, que também abordou conteúdos práticos, como a monitorização de sinais vitais, a identificação precoce de alterações clínicas e a atuação adequada em casos de parada cardiorrespiratória.
Para o coordenador de Enfermagem do HRPI, Gerson Alberto Tenório, a capacitação em saúde precisa ser contínua. “Buscamos uma assistência qualificada, e a capacitação operacional é primordial. A educação permanente e continuada em saúde é essencial para darmos continuidade à formação profissional”, ressaltou o coordenador.
A ação integra as atividades de educação continuada desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) na unidade hospitalar, reforçando a qualificação permanente das equipes e a melhoria da qualidade da assistência prestada à população.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
3MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
4JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal
-
5DOIDONA
Caras, bocas e performance inusitada de Ivete Sangalo ainda repercutem do show no fim de semana