Alagoas

Reteste garante segunda chance gratuita nos exames da CNH em Alagoas

Nova regra do Detran-AL permite que candidatos reprovados tenham direito a uma segunda tentativa sem custo nos exames teórico e prático.

Ascom Detran 15/01/2026
Reteste garante segunda chance gratuita nos exames da CNH em Alagoas
Candidatos à CNH em Alagoas agora têm direito a uma segunda tentativa gratuita nos exames teórico e prático. - Foto: Tiago Ranieri/Ascom Detran

Os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Alagoas que não forem aprovados na primeira tentativa dos exames teórico e prático já podem realizar uma segunda avaliação sem custos. A medida, implementada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) nesta quinta-feira (15), segue as diretrizes da Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Com a nova norma, o exame teórico passa a ter duração mínima de uma hora e conta com 30 questões de múltipla escolha. O número mínimo de acertos para aprovação caiu de 21 para 20 questões. O agendamento da prova deve ser feito pelo site do Detran Alagoas e a realização é presencial, após as aulas teóricas, que podem ser feitas online pelo aplicativo CNH do Brasil.

No exame prático de direção veicular, a regra é a mesma: caso o candidato não seja aprovado na primeira tentativa, poderá realizar o reteste sem cobrança de taxa. A gratuidade vale apenas para o primeiro reteste de cada exame. O agendamento pode ser feito pelo site oficial do Detran Alagoas, disponível em https://www.detran.al.gov.br/habilitacao/agendamento-de-exames/.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AL, Marco Fireman, a ampliação do tempo de prova garante condições mais adequadas de avaliação, respeitando as necessidades individuais dos candidatos.

“O programa CNH do Brasil, iniciativa do Ministério dos Transportes, capitaneada pelo ministro Renan Filho, está trazendo mudanças significativas à população, tornando possível o sonho daqueles que desejam tirar uma habilitação. Agora, o processo se tornou mais justo, inclusivo, acessível e menos burocrático, também visando melhorias para a segurança no trânsito”, destacou Fireman.

Inclusão para candidatos com TEA e TDAH

Pessoas com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) terão o tempo de realização das provas dobrado, garantindo avaliações mais justas e respeitando as necessidades desses grupos.