Alagoas

Governo inaugura alça viária em Joaquim Gomes nesta sexta-feira

Nova via de 3,7 km, com investimento de R$ 17 milhões, promete melhorar mobilidade e impulsionar o desenvolvimento regional

Iracema Ferro / Ascom DER 14/01/2026
Governo inaugura alça viária em Joaquim Gomes nesta sexta-feira
Alça viária de Joaquim Gomes é inaugurada, conectando a BR-101 à AL-205 e melhorando o acesso ao município. - Foto: Ascom DER

O Governo de Alagoas inaugura, nesta sexta-feira (16), a nova alça viária de Joaquim Gomes. A obra, executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER), possui 3,7 km de extensão e recebeu investimentos de aproximadamente R$ 17 milhões. O objetivo é aprimorar a mobilidade urbana e o acesso ao município, conectando a BR-101 à AL-205, em um marco para o desenvolvimento local. A nova rota irá integrar melhor Joaquim Gomes à malha viária estadual, facilitando deslocamentos para outras regiões.

A alça viária beneficiará mais de 200 mil alagoanos da região Norte do estado. O novo acesso desvia o tráfego de longa distância e de veículos pesados do centro da cidade, reduzindo congestionamentos e melhorando o fluxo diário para os moradores. Ao separar o tráfego rodoviário do trânsito local, a via também eleva a segurança de motoristas e pedestres.

O diretor-presidente do DER, Iran Menezes, ressalta que a alça viária representa um investimento em mobilidade, segurança e logística, atendendo a demandas antigas da população e criando condições para um novo ciclo de desenvolvimento para o município e para Alagoas.

“Toda vez que realizamos uma obra, buscamos sempre os benefícios para a comunidade e toda a região. Esta alça viária trará maior fluidez ao tráfego, mais segurança viária e desenvolvimento urbano para o município. A obra integra as melhorias na malha viária estadual, que fazem de Alagoas referência em rodovias. A alça também vai facilitar o escoamento da produção agrícola, pecuária e industrial, além de encurtar distâncias, beneficiando quem precisa de atendimento em saúde, estudo ou trabalho em outras cidades”, destaca Iran Menezes.