Alagoas

Saúde no Porto já realizou quase mil atendimentos desde o início do programa

Iniciativa da Sesau oferece assistência e orientações preventivas a turistas de cruzeiros no Porto de Maceió

Fabiano Di Pace / Ascom Sesau 14/01/2026
Saúde no Porto já realizou quase mil atendimentos desde o início do programa
Atendimento do programa Saúde no Porto auxilia turistas de cruzeiros no Porto de Maceió. - Foto: Olival Santos / Ascom Sesau

O Programa Saúde no Porto, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), criado em 2023 para oferecer assistência e cuidados preventivos aos turistas que desembarcam de cruzeiros no Porto de Maceió, já contabiliza 993 atendimentos desde sua implantação. “A iniciativa tem como foco proporcionar uma recepção segura e humanizada durante toda a temporada, realizando atendimentos básicos, verificação de sinais vitais e vacinação, para garantir a saúde e o bem-estar dos visitantes”, explica a coordenadora de ações estratégicas da Sesau, Kécia Alcântara.

Entre os serviços oferecidos estão aferição de pressão arterial, testes de glicemia, curativos, testes rápidos de HIV e sífilis, além de encaminhamentos para unidades de saúde próximas ao Porto de Maceió, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaraguá e o Hospital Geral do Estado (HGE), quando necessário.

“Já realizamos 993 atendimentos, com 46 encaminhamentos para unidades de saúde. Essas ações permitem que os turistas que visitam nossa cidade sintam mais segurança e acolhimento”, destaca Kécia Alcântara.

A coordenadora ressalta ainda que a maior parte das ações do programa são orientações preventivas. “Já totalizamos 1.644 orientações, explicando aos visitantes como manter os cuidados necessários para que a passagem por Maceió seja segura”, reforça.

Segundo Kécia, o programa seguirá com os atendimentos até o final da temporada, que vai até abril de 2026. “Seguiremos com o Saúde no Porto durante toda a temporada de cruzeiros, garantindo atendimento adequado e contínuo a cada nova atracação. Nosso objetivo é contribuir para que a experiência dos turistas seja a melhor possível”, conclui.