Alagoas

Presidente do IMA/AL e equipe técnica recebem novo comandante do BPA

Encontro reforça integração entre órgãos para operações de fiscalização e ações educativas em Alagoas

13/01/2026
Presidente do IMA/AL e equipe técnica recebem novo comandante do BPA
Presidente do IMA/AL e equipe técnica recebem novo comandante do BPA para alinhar ações ambientais conjuntas. - Foto: Ascom IMA/AL

Ascom IMA/AL

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) mantêm uma parceria sólida, atuando conjuntamente em operações de fiscalização e no resgate de animais silvestres, frequentemente encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), gerenciado pelo IMA/AL em colaboração com o Ibama. As instituições também trabalham de forma integrada na proteção das unidades de conservação estaduais.

Nesta terça-feira (13), o novo comandante do BPA, tenente-coronel Silvio César, foi recebido pelo diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, para uma reunião voltada ao planejamento de operações e ações educativas previstas para 2026.

“Temos uma parceria fortalecida com o BPA, fundamental para a proteção da fauna e da flora do nosso estado. Os militares que atuam na corporação possuem uma consciência ambiental muito bem estruturada, o que é essencial para uma atuação rápida e eficaz, garantindo que os infratores sejam punidos com o rigor da lei”, ressaltou Gustavo Lopes.

O tenente-coronel Silvio César destacou a importância da cooperação entre os órgãos para a preservação ambiental. “Já desenvolvemos um trabalho conjunto com o IMA/AL, tanto em ações de fiscalização e captura de animais quanto em atividades educativas, fundamentais para conscientizar a população sobre a proteção ambiental. Buscamos formar cidadãos preparados para cuidar do meio ambiente”, afirmou.

Também participaram da reunião o diretor executivo do IMA, Ivens Leão; o superintendente de Preservação Ambiental, Pedro Normande; o tenente Flávio Gomes; e o soldado Luan Guedes.

Em casos de irregularidades ambientais ou para o resgate de animais em situação de risco, a população pode acionar o número 190 ou entrar em contato diretamente com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) pelo telefone (82) 9 8833-5879.