Alagoas

Operação Verão: Lei Seca registra 39 casos de alcoolemia no fim de semana

Ações de fiscalização em Maceió e Penedo resultam em prisões e apreensão de arma durante blitzes

12/01/2026
Operação Verão: Lei Seca registra 39 casos de alcoolemia no fim de semana
Fiscalização da Lei Seca registra 39 casos de alcoolemia em blitzes em Maceió e Penedo. - Foto: Ascom Detran Alagoas

João Victor Barroso / Ascom Detran

Em mais uma etapa da Operação Verão 2026, a Lei Seca intensificou as fiscalizações em Alagoas durante o fim de semana, período marcado por eventos festivos tanto na capital quanto no interior do estado. As blitzes realizadas em Maceió e Penedo resultaram no registro de 39 situações de alcoolemia.

Os agentes e policiais militares abordaram 569 veículos e realizaram quase 600 testes de alcoolemia, utilizando etilômetros ativos e passivos. As operações também contaram com o apoio de um drone e o reforço da equipe de motocicletas da Lei Seca.

Segundo o tenente-coronel Eduardo Alex, coordenador da Operação Lei Seca em Alagoas, das 39 ocorrências registradas, 20 condutores recusaram-se a realizar o teste do etilômetro. Outros oito motoristas fizeram o teste, apresentando resultados entre 0,05 e 0,33 mg/L. Já 11 pessoas foram presas em flagrante, pois o exame indicou índices iguais ou superiores a 0,34 mg/L.

“Estamos reforçando e ampliando nossas ações de combate à alcoolemia durante o Verão, e seguiremos até depois do carnaval. Os condutores ainda insistem em beber e dirigir, uma combinação perigosa que coloca vidas em risco. A Lei Seca está nas ruas para garantir um trânsito mais seguro em Alagoas”, destacou o tenente-coronel.

Posse de arma de fogo – Durante a ação em Penedo, policiais militares interceptaram um condutor que tentou fugir da blitz. Ele foi submetido ao teste do etilômetro, que confirmou a embriaguez. Na revista ao veículo, foi encontrado um revólver com a numeração raspada e 10 munições.