Alagoas
Alagoas se consolida como referência no ensino de técnicas modernas para a pecuária
Cursos promovidos pela Seagri atraem alunos de todo o Nordeste e impulsionam produtividade e renda no campo alagoano
Tatiane Bastos / Ascom Seagri
Com 170 alunos formados em 2025, as capacitações promovidas pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) consolidam Alagoas como referência na democratização de técnicas modernas para o setor pecuário. As iniciativas abrangem desde o acesso à boa genética até o aumento da produtividade e a melhoria da renda no campo.
As turmas reúnem estudantes de medicina veterinária, zootecnia, técnicos agrícolas, profissionais de fazendas e pequenos produtores. Os cursos também atraem participantes de outros estados, como Tocantins, Bahia, Pernambuco e Sergipe.
O pequeno produtor Aercules Santos de Souza, de Porto da Folha (SE), participou da última turma de 2025 do Curso de Inseminação Artificial em Bovinos, encerrada na sexta-feira (19). Ele destaca que as informações adquiridas vão aprimorar sua atuação e acredita que a técnica pode ser democratizada nas pequenas propriedades rurais de sua região.
“O governador de Alagoas, Paulo Dantas, está de parabéns por apoiar pequenos, médios e grandes produtores de leite. Iniciativas como essa reduzem custos e fortalecem a atividade, além de beneficiar produtores de todo o Nordeste. É uma ação que valoriza o campo e impulsiona o desenvolvimento regional”, afirmou Aercules.
Além do curso de inseminação artificial, a Seagri oferece turmas especiais de Diagnóstico Gestacional em Bovinos e de Podologia em Bovinos. O destaque é o curso mensal realizado no Parque Mair Amaral, em Batalha, fundamental para o melhoramento genético do rebanho e para a difusão de técnicas que agregam valor, qualidade e padronização das raças, gerando maior retorno lucrativo e tecnificação das propriedades.
Realizado desde 1995 em parceria com a Prefeitura de Batalha, o curso já formou mais de 2 mil alunos, que passaram a difundir biotecnologias no campo. Muitos profissionais atuantes em Alagoas foram capacitados pelo Curso de Inseminação Artificial da Seagri.
“Na Expoagro, Alagoas mostra sua força na genética. Nos torneios leiteiros, vemos o quanto a pecuária familiar é forte. Isso é resultado do trabalho do Governo de Alagoas, que aproxima técnicas e ferramentas dos pequenos produtores. Ao formar novos profissionais, garantimos a continuidade da boa genética leiteira e o fortalecimento da atividade no estado”, destacou o secretário de Agricultura e Pecuária, Marcelo Melo.
A técnica de inseminação artificial também vai beneficiar Maria Renata Estevão, produtora de Samambaia, em Olho D’Água das Flores, que assumiu a pequena propriedade do pai e buscou capacitação para dar continuidade ao legado familiar na produção leiteira.
“Aprendi a inseminar meus animais sem depender de profissionais de fora. Hoje, tenho oito vacas em lactação e outros animais que também poderão ser inseminados. O curso foi essencial para dar continuidade ao trabalho iniciado pelo meu pai”, ressaltou Maria Renata.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado