Alagoas

Ufal tem projeto de pesquisa aprovado em edital financiado pelo CNPq

Iniciativa liderada pelo professor Richard Ladle, do ICBS, fomenta práticas de conservação alinhadas à realidades socioambientais e fortalece a cooperação internacional em conservação da biodiversidade

Ascom Ufal 22/12/2025
Ufal tem projeto de pesquisa aprovado em edital financiado pelo CNPq
“Agradeço aos que colaboram comigo em cada trabalho realizado, a toda equipe do Lacos21, repleto de estudantes, de graduação, pós graduação e doutores, todos interessados e focados em tornar a ciência mais acessível e a debater os desafios que o Meio Ambi

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi uma das nove instituições contempladas no edital do Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (SinBiose), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto, encabeçado pelo professor Richard James Ladle, do Instituto de Ciências Biológicas e de Saúde (ICBS), reforça o papel da Universidade como referência na produção de conhecimento voltado aos desafios ambientais contemporâneos.

Intitulado “Justiça de dados de conservação e incerteza de dados de biodiversidade: como vieses e lacunas em dados de biodiversidade global influenciam decisões de conservação e comunidades locais”, o projeto reúne também pesquisadores de Goiânia e da Espanha, e tem como objetivo analisar como tomar decisões socialmente justas sobre uso, conservação e manejo da biodiversidade a partir de bases de dados frequentemente incompletas ou enviesadas.

A chamada, que contempla iniciativas voltadas a produzir análises avançadas a partir da integração de diversas bases de dados, de modo a gerar informação qualificada para subsidiar políticas públicas, recebeu uma demanda total de 157 propostas, somando 2.347 membros de equipes e 91 instituições proponentes, de 23 das 27 unidades da federação, terminando com nove projetos aprovados, entre eles o do professor da Ufal, demonstrando a qualidade técnica da pesquisa desenvolvida pelo corpo docente e dentro da Universidade.

“Ao abordar a chamada “ciência de síntese”, o projeto busca produzir conhecimento original a partir da integração de múltiplas fontes de informação, contribuindo para decisões mais justas e eficazes sobre uso, manejo e conservação da biodiversidade. A expectativa é que os resultados auxiliem tanto o desenvolvimento de políticas públicas quanto práticas de conservação mais alinhadas às realidades sociais e ambientais”, explicou Richard Ladle.

Com a aprovação, o docente espera que a pesquisa traga novas oportunidades de capacitação, intercâmbio de conhecimento e desenvolvimento de ferramentas inovadoras para orientar políticas públicas e práticas de conservação, com resultados que contribuam para os debates globais sobre conservação, sustentabilidade e o futuro da biodiversidade.

Sobre o pesquisador

Reconhecido internacionalmente, Richard Ladle tem atuação nas áreas de conservação da biodiversidade e análise de dados ambientais. Natural da Inglaterra, graduou-se em Zoologia na Newcastle University e é doutor em Ecologia pela University of Oxford.

Na Ufal, além de professor do ICBS, também é um dos coordenadores do Laboratório de Conservação no Século 21 (Lacos 21), que desenvolve pesquisas em Conservação, Ecologia, Biodiversidade e Metadados. Também contribui como revisor de projetos em agências de fomento e já recebeu dezenas de títulos e prêmios internacionais.

Especialista em conservação, biogeografia, teoria evolutiva, ecologia, compreensão pública da ciência ambiental, cultoronmics e desenvolvimento e turismo sustentável, o professor já apareceu no ranking da Plos Biology por ser referência na subárea de Ecologia e Biodiversidade.

“Agradeço aos que colaboram comigo em cada trabalho realizado, a toda equipe do Lacos21, repleto de estudantes, de graduação, pós graduação e doutores, todos interessados e focados em tornar a ciência mais acessível e a debater os desafios que o Meio Ambiente reflete no futuro”, finalizou o professor da Ufal.