Alagoas
Corações da Paz nas Escolas encerra 2025 com mais de 16 mil atendimentos à população
O programa Corações da Paz nas Escolas tem transformado a realidade de milhares de pessoas em Maceió com a oferta de serviços gratuitos. Coordenada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), a iniciativa encerrou o ano de 2025 com mais de 16 mil atendimentos à população, reduzindo a vulnerabilidade social e ampliando o acesso dos alagoanos a direitos básicos.
 (6).jpg)
Com foco na prevenção à violência e inclusão social em territórios vulneráveis, o programa aproxima da população serviços públicos essenciais, fortalecendo os vínculos comunitários e promovendo o desenvolvimento local por meio de atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, assistência, educação, esporte, cultura e lazer. As ações acontecem todos os sábados na Escola Maria Rita Lyra, no bairro do Vergel, e na Escola Marcos Antônio Cavalcanti, no Conjunto Benedito Bentes I.
O programa leva diretamente à comunidade serviços de cidadania como emissão de mais de 20 documentos, incluindo a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), cadastro no Cartão CRIA, solicitação de seguro-desemprego, recuperação de conta Gov.br, emissão de declaração para retirada gratuita de absorventes pelo Programa Farmácia Popular, consulta sobre descontos indevidos no INSS, além de orientação jurídica, atendimento psicológico e social.
 (2).jpg)
Na área da saúde, a população tem acesso a atendimentos clínicos gerais e pediátricos, exames laboratoriais, triagem e encaminhamentos para exames e consultas especializadas. Também estão disponíveis agendamento para inserção de DIU, atendimento odontológico, aferição de pressão arterial, glicemia, peso e altura, testes rápidos, orientações sobre prevenção e bem-estar, além de serviços estéticos como corte de cabelo.
A diversão também é garantida para crianças e adolescentes, com torneios de futsal, handebol, futmesa, queimado e tênis de mesa, além de aulas de taekwondo e jiu-jitsu. O espaço inclui ainda pula-pula, atividades lúdicas e videogame PlayStation 5 disponível para uso livre da garotada.
Entre os atendimentos realizados, tiveram destaque a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, com 2.156 registros; atendimentos com clínico geral (1.233); realização de exames laboratoriais (764); serviços de saúde bucal (764); e as atividades de lazer, que somaram 1.678 participações.
O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, ressalta o impacto da iniciativa para a construção de uma sociedade mais segura e inclusiva.
“Quando o Estado chega aos territórios com serviços, esporte, saúde e cidadania, ele não apenas garante direitos, mas atua diretamente na prevenção à violência. Isso reforça a presença do Estado nas comunidades e contribui de forma efetiva para a construção de uma sociedade mais segura, justa e acolhedora para todos”, destacou o secretário.
Complexo Corações da Paz
O Corações da Paz nas Escolas antecede a implantação do Complexo Comunitário Corações da Paz, que está sendo construído no Ginásio Lauthenay Perdigão (antigo ginásio do Sesi), no bairro do Trapiche, em Maceió. O Complexo reunirá diversos órgãos e secretarias estaduais em um espaço integrado voltado à prevenção da violência, inclusão social e geração de oportunidades.
A estrutura contará com áreas destinadas à capacitação profissional, saúde, cidadania e cultura, incluindo salas multiuso, biblioteca, auditório, laboratórios, salas de dança e ambientes colaborativos. No lançamento, o governador Paulo Dantas anunciou que serão implantadas 10 unidades no estado, sendo quatro em Maceió e seis no interior, com investimento de cerca de R$ 100 milhões.
 (3).jpg)
Para Ricardo Dória, a iniciativa consolida as políticas de prevenção à violência em Alagoas.
“O Complexo Corações da Paz é uma iniciativa do governador Paulo Dantas que vem fortalecer as políticas de prevenção à violência em Alagoas. Ao investir em oportunidade e serviços voltados especialmente às comunidades mais vulneráveis, estamos fortalecendo vínculos, promovendo cidadania e construindo um futuro com mais dignidade e menos violência para a população”, destacou Ricardo Dória.
Everton Dimoni/Ascom Seprev
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado