Alagoas

Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do IMA/AL é atualizado

Usuários deverão reinserir licenças para emissão do MTR; mudanças buscam otimizar controle e transparência na gestão de resíduos em Alagoas.

18/12/2025
Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do IMA/AL é atualizado
Atualização do SGORS aprimora controle e transparência na gestão de resíduos sólidos em Alagoas.

Ascom IMA/AL

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) informa que o Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (SGORS) está passando por um processo de aprimoramento. Com a atualização, os usuários deverão inserir novamente suas licenças no site https://sgors.ima.al.gov.br/login para emitir o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR).

As melhorias visam tornar a plataforma mais eficiente e adaptada às demandas dos usuários, além de otimizar o fluxo de informações e fortalecer o controle e o monitoramento da gestão de resíduos sólidos.

O SGORS é uma ferramenta digital que permite acompanhar, de forma transparente, a geração, o transporte, o tratamento e a destinação final dos resíduos sólidos produzidos em Alagoas.

Na nova versão do sistema, os usuários precisarão selecionar o tipo de resíduo e, em seguida, o transportador e o destinador correspondentes ao resíduo escolhido, diferente do procedimento anterior, que exigia a seleção de todos. Essa mudança requer que as licenças sejam atualizadas e inseridas novamente durante a solicitação.

“Por meio deste sistema, empresas e órgãos ambientais conseguem registrar informações, monitorar atividades e garantir que o manejo dos resíduos ocorra de acordo com a legislação ambiental, fortalecendo o controle, a fiscalização e a proteção do meio ambiente”, explica o superintendente de Controle Ambiental e Sustentabilidade, Paulo Freire.

O sistema reúne dados que auxiliam o planejamento de ações ambientais e a definição de políticas públicas para a gestão de resíduos sólidos. A centralização das informações facilita a análise técnica e promove a padronização dos registros.

Ao exigir o registro adequado das etapas de manejo dos resíduos, o SGORS incentiva práticas mais sustentáveis e reforça a importância do cumprimento das normas ambientais, promovendo o equilíbrio entre crescimento econômico, preservação ambiental e proteção da saúde pública.