Alagoas

Secretaria de Planejamento prorroga inscrições para o Selo da Diversidade 2025

Órgãos e entidades estaduais têm até 19 de janeiro de 2026 para participar do reconhecimento de ações inclusivas.

Beatriz Caroline (sob supervisão) / Ascom Seplag 17/12/2025
Secretaria de Planejamento prorroga inscrições para o Selo da Diversidade 2025
Seplag amplia prazo para inscrições de órgãos estaduais no Selo da Diversidade 2025. - Foto: Rodrigo Marinho / Ascom Seplag

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) prorrogou o prazo de inscrições para o Selo da Diversidade 2025. Agora, órgãos e entidades do Governo de Alagoas têm até o dia 19 de janeiro de 2026 para se inscrever, por meio do portal SEI. O objetivo da prorrogação é ampliar a participação no processo de reconhecimento de ações e práticas inclusivas no ambiente de trabalho.

O Selo da Diversidade é uma iniciativa que reconhece e premia órgãos e entidades estaduais que desenvolvem projetos voltados à promoção da diversidade, equidade e inclusão no serviço público.

Segundo o superintendente de Política de Gestão para Pessoas da Seplag, Onildo Canuto, "o Selo da Diversidade representa um compromisso ativo do Governo de Alagoas em fomentar ambientes de trabalho inclusivos, respeitosos e pluralizados. Ele reforça que diversidade é uma diretriz real de gestão, e não apenas um discurso. Ao adotarmos essa agenda, evidenciamos que práticas inclusivas contribuem para ambientes mais saudáveis, colaborativos e receptivos à pluralidade de ideias".

O projeto contempla eixos temáticos como gênero, raça e etnia, população LGBTQIAPN+, etarismo e inclusão de pessoas com deficiência, além de outros critérios avaliados durante o processo de inscrição.

As inscrições são realizadas por meio de processo administrativo no portal SEI e são direcionadas aos órgãos e entidades do Estado que atendam aos critérios estabelecidos pelo selo. A iniciativa também incentiva o desenvolvimento de políticas internas e programas estruturados para valorizar a diversidade no serviço público.

Com a nova data, as instituições interessadas têm até 19 de janeiro de 2026 para inscrever e apresentar suas ações voltadas à promoção da diversidade, inclusão e respeito às diferenças no ambiente institucional.