Alagoas
Secretária Aline Rodrigues representa Alagoas no 70º Fórum Nacional Confap e Consecti em Goiânia
Gestora da Secti participa de debates nacionais e visita ecossistema de inovação, ampliando parcerias para o desenvolvimento científico de Alagoas.
Geysa Miranda / Ascom Secti
A secretária de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Aline Rodrigues, representou Alagoas no 70º Fórum do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), realizado em Goiânia nos dias 4 e 5 deste mês.
Durante o evento, Aline integrou a comitiva de lideranças estaduais dedicada a discutir os rumos da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e a ampliar agendas estratégicas com órgãos, fundações e representantes do governo federal.
A secretária esteve acompanhada pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, e pelo superintendente de tecnologia da Secti, Pedro Ivo. O grupo visitou ainda o Hub Goiás, um dos principais ecossistemas de inovação do Centro-Oeste, que reúne startups, pesquisadores e empresas em um ambiente voltado ao desenvolvimento tecnológico.
Para Aline Rodrigues, a participação no fórum foi fundamental para fortalecer o papel da Secti Alagoas no debate nacional e ampliar oportunidades para pesquisadores, empreendedores e instituições científicas do estado.
“Participar deste fórum é essencial para que Alagoas continue avançando de forma integrada e estratégica na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Este encontro nos permite fortalecer parcerias, conhecer experiências exitosas de outros estados e alinhar nossas ações aos novos marcos nacionais. Estamos comprometidos em ampliar oportunidades, impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico e garantir que a inovação continue gerando impacto real na vida dos alagoanos”, destacou a secretária.
Além de debates sobre financiamento à pesquisa, estratégias para o fortalecimento das Fundações e diretrizes para integração das políticas estaduais com os novos marcos nacionais de CT&I, o encontro reforçou a importância de modelos colaborativos para impulsionar soluções inovadoras. A iniciativa inspira futuras ações no ecossistema alagoano e reafirma o compromisso com o avanço em uma das áreas que mais crescem no estado nos últimos anos.
O fórum reuniu secretários de CT&I dos 26 estados brasileiros, do Distrito Federal, presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa e outras autoridades do setor.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados