Alagoas
Servidores da Sefaz participam de capacitação em gestão documental
Treinamento, promovido em parceria com o Arquivo Público, fortalece atuação de comissões e aprimora práticas de organização e preservação de documentos na administração pública.
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), por meio da Escola Fazendária (Efaz), realizou na última semana um treinamento intensivo voltado aos servidores que compõem as Comissões de Avaliação de Documentos (Cpadoc) do Estado. A capacitação, promovida em parceria com o Arquivo Público Estadual, teve como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos e fortalecer a atuação das equipes responsáveis pela gestão documental na administração pública.
Além dos representantes da Sefaz-AL, o curso reuniu servidores de diversos órgãos estaduais, como a Procuradoria-Geral do Estado de Alagoas (PGE), Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Arquivo Público de Alagoas (APA) e Companhia de Edição, Impressão e Publicação de Alagoas (Cepal), Imprensa Oficial Graciliano Ramos.
O curso “Gestão Documental 360º” foi ministrado pelo consultor e especialista Pablo Soledade, doutorando e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), bacharel em Arquivologia e CEO do Instituto Escola GDI. Com mais de 20 anos de experiência, Soledade já desenvolveu mais de 100 projetos de gestão documental e capacitou mais de 10 mil profissionais em todo o país.
Durante três dias, os participantes tiveram acesso a conteúdos atualizados, alinhados às melhores práticas nacionais de organização, preservação e digitalização de documentos.
“A experiência foi muito positiva. As comissões de avaliação de documentos, constituídas há alguns meses, realmente precisavam desta etapa essencial de capacitação para que suas atividades pudessem avançar com segurança e eficiência. Agora, com a formação adequada, tenho plena confiança de que conseguiremos implementar, na prática, todas as ações da comissão com ainda mais qualidade”, afirmou Eliza Pessoa, superintendente executiva administrativa da Sefaz-AL.
A programação abordou temas fundamentais para a administração pública contemporânea, incluindo política de gestão documental, plano de classificação e tabela de temporalidade, gestão de documentos digitais e processos de digitalização, diagnóstico situacional, elaboração de manuais de gestão documental e uso de tecnologias em arquivos. A metodologia priorizou atividades práticas, estudos de caso e discussões orientadas, promovendo compreensão aplicada dos conteúdos.
Durante o treinamento, foram ressaltados os papéis essenciais das Cpadoc no processo de gestão documental, com foco na eficiência administrativa, organização de acervos e fortalecimento das políticas de transparência e preservação da memória institucional.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
3LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
4ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado