Alagoas
Mais de 100 policiais militares concluem nivelamento operacional em Arapiraca
Curso promovido pelo 3º BPM padroniza procedimentos e fortalece atuação da PM-AL no Agreste
Consolidar, aprimorar e padronizar para melhor servir. Com esse objetivo, a Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) concluiu, na última quarta-feira (3), o 1º Ciclo de Instruções e Nivelamento Operacional (CINO) da unidade. A cerimônia de encerramento, promovida pelo 3º Batalhão, aconteceu no Fórum Desembargador João Oliveira e Silva, em Arapiraca, sede do batalhão.
O ciclo foi realizado entre 6 de outubro e 9 de novembro, reunindo 101 participantes distribuídos em quatro turmas. Segundo o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Carlos Alberto, o objetivo foi harmonizar os conhecimentos fundamentais dos militares, promovendo a troca de saberes e a vivência prática com profissionais especializados da unidade.
.jpg)
Durante a solenidade, os sargentos da Reserva Remunerada Edson Barbosa Silva e Adelmo de Oliveira foram homenageados. Sob a condução do comandante-geral, receberam a continência de todos os militares presentes.
1º CINO
O nivelamento buscou consolidar a uniformização das condutas, garantir segurança, conformidade legal, proteção jurídica e fortalecer a credibilidade da PM junto à comunidade. O 1º CINO marca o início da padronização dos procedimentos básicos no policiamento ostensivo cotidiano.
A grade curricular incluiu disciplinas como uso diferenciado da força, armamento e munição, tiro policial, técnicas individuais de combate, técnicas com armas longas, imobilização e condução policial, patrulhamento urbano, abordagens a pedestres, motocicletas, carros e edificações, conduta de patrulha, atendimento pré-hospitalar tático e civil, técnicas e tiro em baixa luminosidade, além de condução, vistoria e manutenção de viaturas.
Autoridades presentes
A cerimônia foi presidida pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim. Entre as autoridades, estiveram presentes o promotor de Justiça Criminal e tenente-coronel da Reserva, José Alves de Oliveira Neto; a diretora de Comunicação Social da PM, tenente-coronel Josiene Lima; os tenentes-coronéis Diogo Vital e Thayronilson Emery, respectivamente subcomandante de Policiamento da Região Agreste (CPRA) e chefe do Gabinete do Comandante-geral da PM; além do subdiretor de Políticas Preventivas da PM, tenente-coronel Jorge Francelino.
.jpg)
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas foi representado pelo tenente-coronel Alielson Rodrigues de Melo, comandante do 7º Batalhão de Bombeiro Militar. O evento contou ainda com a presença dos juízes Alberto de Almeida (5ª Vara Criminal da Comarca de Arapiraca) e Rômulo Albuquerque Vasconcelos (9ª Vara da Comarca de Arapiraca), além do pastor Marcelo Oliveira, da Igreja Santa de Jesus Cristo.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados