Alagoas

Simulado prepara PM para acionamento do Plano de Defesa na Grande Maceió

Treinamento reforça integração entre comandos da Polícia Militar para resposta rápida a crimes de alta complexidade.

Roberison Xavier / Ascom SSP 03/12/2025
Simulado prepara PM para acionamento do Plano de Defesa na Grande Maceió
Simulado da PM testa Plano de Defesa para ocorrências complexas na Grande Maceió. - Foto: Rafael Maynart

Equipes da Polícia Militar participaram, nesta quarta-feira (3), do primeiro exercício simulado voltado a testar o pronto emprego das guarnições durante o acionamento do Plano de Defesa, iniciativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) para ocorrências de alta complexidade e intensidade na Grande Maceió.

O treinamento foi coordenado pelo comandante de Missões Especiais (CME), tenente-coronel Henrique Jatobá, diretamente do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na sede da SSP. Participaram guarnições dos principais comandos da corporação: Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), Região Agreste (CPRA) e Norte e Zona da Mata (CPRN-ZM).

Segundo o tenente-coronel Jatobá, os militares foram posicionados em pontos estratégicos para coibir a fuga de possíveis infratores envolvidos em diferentes tipos de crimes.

“Estamos seguindo as diretrizes do Plano de Defesa, estruturado de forma integrada entre as forças de segurança. A atuação em ocorrências que exigem grande mobilização de efetivo precisa ser precisa e, para isso, a simulação é fundamental. Contamos com guarnições dos batalhões e companhias de área, que atuam no serviço ordinário e estarão sempre prontas para apoiar ou solucionar situações conforme as necessidades”, afirmou o oficial.

Plano de Defesa

Concebido para enfrentar organizações criminosas envolvidas no chamado “domínio de cidades”, o Plano de Defesa da SSP atualmente prioriza o combate a diferentes modalidades criminosas e a proteção territorial.

A ampliação do efetivo capacitado e a incorporação de experiências bem-sucedidas de outros estados permitiram o aprimoramento da estratégia, que segue um documento institucional e metodológico, estabelecendo padrões avançados de segurança para prevenção e repressão de crimes.

O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, destacou a eficiência demonstrada pelas equipes durante o simulado.

“Observamos um resultado muito positivo na atuação das equipes, que compõem uma estratégia preparada para responder a qualquer tipo de crime que exija maior esforço das forças de segurança. O tempo de resposta foi excelente e demonstra que nossos policiais estão prontos para garantir ainda mais segurança aos alagoanos”, avaliou o gestor.

O exercício também foi acompanhado, no CICC, pelos tenentes-coronéis Glemerson Oliveira, comandante do Copom Maceió, e Antônio Moreira, subcomandante do CME, além de integrantes da Chefia Especial de Inteligência da SSP.