Alagoas
Sesau realiza V Encontro dos Coordenadores do Programa de Controle do Tabagismo
Evento reúne profissionais de 23 municípios para fortalecer ações de combate ao tabagismo em Alagoas
Suely Melo / Ascom Sesau
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta terça-feira (2), o V Encontro dos Coordenadores do Programa de Controle do Tabagismo em Alagoas. O evento foi realizado no miniauditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no bairro Trapiche, em Maceió.
O encontro teve como objetivo alinhar estratégias e fortalecer o trabalho de combate ao tabagismo no estado, que já conta com 73 Núcleos de Atenção ao Fumante distribuídos em 23 municípios alagoanos. Participaram coordenadores municipais do Programa de Controle do Tabagismo, do Programa Saúde na Escola (PSE), da Atenção Primária à Saúde e da Saúde Bucal.
A iniciativa buscou criar um espaço de diálogo para troca de experiências, alinhamento de condutas e fortalecimento das estratégias de cuidado oferecidas à população. Por meio dos Núcleos de Atenção ao Fumante, pessoas tabagistas que desejam abandonar o vício recebem apoio especializado.
A coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Eunice Canuto, destacou a importância da integração entre diferentes áreas para ampliar a adesão à iniciativa. Segundo ela, o tabagismo segue como um dos principais fatores de risco modificáveis para doenças graves.
“Discutimos as ações em andamento, os desafios enfrentados e as perspectivas para o futuro do programa. Nosso objetivo é ampliar a discussão sobre os impactos do tabagismo na saúde e mobilizar os municípios para a implementação efetiva das ações de prevenção e tratamento. Quanto mais cidades se comprometerem, mais vidas serão protegidas e mais avanços teremos no enfrentamento ao fumo em Alagoas”, afirmou Eunice Canuto.
Para a gerente estadual de Vigilância e Controle das Doenças Não Transmissíveis, Renata Tenório, encontros como este são fundamentais para reunir todos os municípios participantes. “O objetivo é reunir os coordenadores dos Núcleos de Atenção ao Fumante, do Programa Saúde na Escola e da Atenção Primária à Saúde, para que o Programa de Controle do Tabagismo funcione efetivamente nos municípios”, ressaltou.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados