Alagoas

Estudantes do curso de Estradas do Ifal acompanham obras da AL-102 Norte

Visita técnica proporciona experiência prática e reforça aprendizado dos alunos no canteiro de obras; entrega do primeiro trecho está prevista para o primeiro semestre de 2026

Maysa Alves / Ascom Setrand 29/11/2025
Estudantes do curso de Estradas do Ifal acompanham obras da AL-102 Norte
Grupo viu de perto os trabalhos adiantados e tirou dúvidas que ajudam na formação - Foto: Ronaldo Lima

Alunos do curso de Estradas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizaram, na última sexta-feira (28), uma visita técnica ao canteiro de obras da AL-102 Norte. O empreendimento, que tem como objetivo ampliar a mobilidade urbana e melhorar o tráfego na região, prevê a entrega do primeiro trecho até o primeiro semestre de 2026.

Durante a atividade, os estudantes acompanharam diferentes etapas da execução da obra e puderam esclarecer dúvidas diretamente com a equipe técnica responsável. Para o professor Leopoldo Marcillo, do curso de Estradas, a vivência prática em campo é fundamental para consolidar o conhecimento adquirido em sala de aula.

“O aluno sai da sala de aula e vem para um ambiente assim, extremamente rico em formação e trabalho. Ele experimenta, na prática, situações que irá vivenciar quando estiver formado”, destacou o docente.

A obra da AL-102 Norte contempla um corredor principal com vias de duas faixas de rolamento em ambos os sentidos e cinco acessos: Praia da Sereia, Povoado Saúde, Ipioca, Paripueira e Praia de Tabuba. Atualmente, estão em andamento os serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem e outras intervenções complementares que impulsionam o avanço do projeto.

“Costumamos dizer que tentamos dar três ou quatro aulas, mas, em uma visita como essa, o aluno adquire um nível de informação muito mais amplo”, reforçou Leopoldo Marcillo.

Na reta final da formação, os estudantes ressaltaram a importância da visita técnica para visualizar, na prática, os conteúdos aprendidos ao longo do curso.

“Como estamos finalizando o curso técnico, essa visita está sendo muito importante porque conseguimos ver, na prática, aquilo que aprendemos durante o ano e que também iremos vivenciar futuramente”, afirmou Jaqueline Chaves, aluna do curso de Estradas do Ifal.