Alagoas

Com 12 produções selecionadas, Alagoas marca presença de peso na Feira Nacional de Artesanato

Programa Alagoas Feita à Mão leva diversidade e identidade cultural do estado à 36ª edição do evento em Belo Horizonte

Julyan Bomfim / Ascom Serfi 29/11/2025
Com 12 produções selecionadas, Alagoas marca presença de peso na Feira Nacional de Artesanato
Inbordal — obras do grupo de artesãs - Foto: Acervo pessoal

O artesanato alagoano volta a se destacar no cenário nacional com a participação do programa Alagoas Feita à Mão na 36ª Feira Nacional de Artesanato, que acontece de 3 a 7 de dezembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

Reconhecida como uma das maiores do segmento no Brasil, a feira reúne produções de diferentes regiões do país, promovendo a valorização do trabalho artesanal como expressão cultural e fonte de renda.

Nesta edição, 12 produções artesanais foram selecionadas para representar Alagoas no evento. Entre os destaques apoiados estão Maurício, Elisa, Jasson, Aline, Zé Branco, Leno, Leandro, Aberaldo, a Associação dos Artesãos de Coruripe, o Grupo Produtivo Fulô e a Inbordal, além de outras iniciativas que refletem a diversidade e a representatividade da produção local.

Em parceria com o Sebrae Alagoas, o programa Alagoas Feita à Mão, coordenado pela Secretaria de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), garantirá apoio logístico aos artesãos, oferecendo transporte e melhores condições para participação no evento, ampliando a visibilidade no mercado nacional.

O secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, ressaltou a importância da presença alagoana na feira: “Vamos levar o melhor de Alagoas para esse evento, projetando nossa marca e mostrando a força da nossa identidade cultural. Essa é uma política pública do governador Paulo Dantas, em parceria com a Seplag e a Secult, para promover ainda mais o nosso estado”.

A secretária executiva do programa, Júlia Caroá, também destacou o impacto do incentivo ao setor: “O Programa Alagoas Feita à Mão tem a alegria de apoiar 12 produções artesanais na 36ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte. Em parceria com o Sebrae Alagoas, estamos valorizando o artesão alagoano, garantindo não apenas a logística de transporte, mas também o suporte necessário para que nossos criadores participem da feira com mais segurança, visibilidade e oportunidade de negócios”.

A iniciativa, além de inserir os artesãos em um dos principais ambientes comerciais e culturais do país, reforça o papel do programa como agente de internacionalização e fortalecimento da identidade cultural alagoana. Ao fomentar oportunidades e ampliar o alcance das produções locais, o Alagoas Feita à Mão consolida o artesanato como patrimônio econômico e representativo do estado.