Alagoas

Polícia Civil apresenta resultados das Delegacias de Homicídios em Alagoas

Novo modelo de gestão mostra avanços na elucidação de crimes e reforça atuação das delegacias especializadas em todo o estado

Beatriz Domingos / Ascom PC 28/11/2025
Polícia Civil apresenta resultados das Delegacias de Homicídios em Alagoas
Relatório detalhado foi apresentado pelo delegado-geral Gustavo Xavier ao secretário de Segurança Pública - Foto: Ascom PCAL

A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) realizou, na manhã desta quinta-feira (27), uma reunião com a diretoria, coordenação e delegados das Delegacias de Homicídios, na Delegacia Geral, em Jacarecica, Maceió. O encontro teve como objetivo apresentar os resultados alcançados após a adoção do novo modelo de gestão, que implantou Delegacias de Homicídios em todas as regiões do estado.

O relatório detalhado foi apresentado pelo delegado-geral Gustavo Xavier ao secretário de Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva.

Durante a reunião, o diretor do DPJ1 e de Homicídios, delegado Sidney Tenório, e a coordenadora da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da capital e Região Metropolitana, delegada Tacyane Ribeiro, detalharam os números relativos a mandados cumpridos, prisões, flagrantes, inquéritos instaurados e concluídos, entre outros procedimentos realizados pelas Delegacias de Homicídios em Alagoas.

Entre os dados apresentados, destaca-se que, dos 449 inquéritos instaurados pelas delegacias especializadas na capital e Grande Maceió, 403 foram concluídos no período analisado.

No interior do estado, das Delegacias de Homicídios, foram instaurados 588 procedimentos, dos quais 496 já foram concluídos.

Também participaram da reunião os diretores da Dracco, delegado Igor Diego; da DPJ3, delegado Alexandre Leite; da Dinpol, delegado Thales Araújo; da DAG, delegado Cayo Rodrigues; além do corregedor-geral da PCAL, delegado Fabrício Nascimento.

Todos os delegados de Homicídios da capital, Região Metropolitana e interior marcaram presença no encontro.

Em sua fala, o delegado-geral Gustavo Xavier destacou que a implantação das Delegacias de Homicídios em todo o estado, iniciativa de sua gestão, representa um avanço significativo no combate à criminalidade, sendo um modelo exclusivo de Alagoas. Ele reforçou o compromisso de aprimorar continuamente a estrutura e os recursos, tanto logísticos quanto de pessoal, dessas unidades especializadas.

“Agradeço o apoio do governador do Estado, Paulo Dantas, e do secretário de Segurança, Flávio Saraiva, que têm se empenhado para garantir o máximo de investimento possível na segurança pública, em benefício da sociedade”, concluiu Xavier.

Ao final da reunião, o secretário de Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva, parabenizou o delegado-geral pela criação do novo formato. “Antes não existia, mas agora é prioridade. Foi uma ideia excelente. Alagoas é o único estado com DHPP em todas as suas regionais, com cobertura de levantamento de local de crime, com delegado e equipe em todo o estado. É assim que nos tornamos referência no processo de transformar uma Alagoas mais segura”. Saraiva também ressaltou que o governador Paulo Dantas já investiu mais de R$ 700 milhões na Segurança Pública.