Alagoas

IMA integra mutirão de serviços para população em situação de rua em Arapiraca

Ação coordenada pelo MPF reúne atendimento jurídico, assistência social, saúde e educação ambiental para pessoas em situação de vulnerabilidade

Ascom IMA/AL, com informações do MPF/AL 27/11/2025
IMA integra mutirão de serviços para população em situação de rua em Arapiraca
Foram realizadas atividades de educação ambiental e momentos de recreação com as crianças - Foto: Ascom IMA/AL

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) participou, nesta quinta-feira (27), do 1º Mutirão Interiorizado do Pop Rua Jud, realizado em Arapiraca. Coordenado pelo Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), o evento teve como objetivo ampliar o acesso à Justiça e à cidadania para a população em situação de rua.

Durante o mutirão, foram oferecidos serviços de atendimento jurídico, assistência social, emissão de documentos, atendimentos de saúde, além de atividades de educação ambiental e momentos de recreação para as crianças.

Técnicos do IMA apresentaram projetos como o Nossa Praia e o Fossa Jardim, além de materiais educativos produzidos pelo órgão. Uma oficina de sabão ecológico também foi realizada. Para as crianças, a programação incluiu atividades lúdicas e educativas sobre meio ambiente, com jogos e exposição de animais taxidermizados da fauna local.

“Essa é uma forma de aproximar o público das ações de educação ambiental do IMA, orientar quem precisa e ainda criar um momento de socialização e diversão, principalmente para as crianças que acompanham seus pais e para os estudantes da rede pública do município”, destacou a assessora ambiental do IMA, Mirella Cavalcanti.

Durante o evento, foram distribuídos brindes, como o bobbie goods ambiental para as crianças e o LixoCar para os adultos, além de panfletos informativos sobre o IMA Denuncie e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os participantes também puderam esclarecer dúvidas sobre os serviços oferecidos pelo instituto.

“O objetivo é envolver adultos e crianças, incentivar a participação ativa na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável da região. Dessa forma, fortalecemos a relação da comunidade com a natureza e despertamos uma consciência ambiental em cada uma dessas pessoas”, concluiu Mirella.

Pelo MPF, o procurador regional dos direitos do cidadão em Alagoas, Bruno Lamenha, agradeceu a todos os colaboradores e ressaltou: “O mutirão superou todas as expectativas. A presença de quase 400 voluntários mostra a força da colaboração. O Pop Rua Jud devolve dignidade e cidadania. Em Arapiraca, tornou-se um divisor de águas. Hoje, essas pessoas — tantas vezes invisibilizadas — são protagonistas”.