Alagoas

Seinfra realiza palestras sobre coleta seletiva e compostagem em escolas de Maragogi

Ação da Secretaria de Infraestrutura de Alagoas conscientiza estudantes sobre práticas sustentáveis e a importância da participação comunitária

27/11/2025
Seinfra realiza palestras sobre coleta seletiva e compostagem em escolas de Maragogi
Atividade é parte integrante de ações socioambientais conduzidas pelo órgão - Foto: Clarissa Nazário

Camylla Klévia / Ascom Seinfra

A Secretaria de Estado da Infraestrutura de Alagoas (Seinfra) promoveu, nesta quarta-feira (26), uma série de palestras educativas em escolas públicas de Maragogi, com foco em orientação e educação ambiental. A iniciativa integra as ações socioambientais conduzidas pelo órgão e busca conscientizar crianças sobre o papel de cada cidadão na preservação do meio ambiente.

As palestras, conduzidas pela equipe da Superintendência de Projetos Sociais (SPSOC) da Seinfra, foram realizadas nas escolas municipais Antônio Verçosa e Eurico Acioli Wanderley. De maneira simples e didática, os estudantes aprenderam como a separação correta dos resíduos domésticos pode reduzir impactos ambientais, facilitar a reciclagem e contribuir para a limpeza urbana.

Durante as atividades, os alunos também receberam orientações sobre o processo de compostagem, compreendendo que restos de alimentos e materiais orgânicos podem ser transformados em adubo, promovendo a sustentabilidade e reduzindo o volume de lixo destinado aos aterros sanitários.

“O que eles aprenderam vão poder levar para a vida e ensinar em casa, aos pais, irmãos, amigos e vizinhos sobre como descartar o lixo de maneira correta e a importância dessa ação por parte de cada cidadão”, destacou a professora Alessandra, da Escola Eurico Acioli Wanderley, uma das contempladas pela ação.

Segundo Jamerson Cavalcante, engenheiro civil da Seinfra, “esse trabalho integra as ações de saneamento básico e abastecimento de água em todo o Litoral Norte, realizadas pelo Governo Paulo Dantas. Hoje, fizemos uma orientação sobre como os resíduos produzidos em casa e na própria escola podem ser reutilizados e assim contribuir com a preservação do meio ambiente”.

A ação também ressaltou a importância da participação comunitária para o avanço das políticas públicas de saneamento e infraestrutura. De acordo com representantes da Seinfra, Maragogi tem ampliado iniciativas de manejo responsável dos resíduos, mas o engajamento das famílias e das escolas é fundamental para garantir resultados duradouros.