Alagoas
Semu inicia percurso formativo para fortalecer o combate à violência contra a mulher
Primeiro módulo do Alagoas Lilás reúne equipes de todo o estado para qualificar o atendimento e ampliar a rede de proteção às mulheres
A Secretaria de Estado das Mulheres de Alagoas (Semu) deu início, nesta quarta-feira (26), ao primeiro módulo do Percurso Formativo Temático do Alagoas Lilás. A formação reúne equipes da rede de atendimento de diversos órgãos estaduais e municipais, com o objetivo de fortalecer e qualificar a rede de acolhimento às mulheres em situação de violência em todo o estado.
Realizado no Hotel Best Western Premier, o percurso segue até sexta-feira (28) e integra o conjunto de formações permanentes promovidas pelo Governo de Alagoas para capacitar técnicas e gestoras que atuam diretamente no enfrentamento à violência de gênero.
“O Percurso é um marco no enfrentamento à violência contra as mulheres em Alagoas. Começamos a levar a política do Alagoas Lilás aos municípios. A secretária Marília Albuquerque percorreu, nas últimas semanas, diversas cidades para dialogar sobre o Alagoas Lilás. A meta é mobilizar os 102 municípios, para que cada mulher, em cada canto do nosso estado, possa viver uma vida sem violência”, afirmou Izabelly Keline, superintendente de Políticas para Mulheres da Semu.
No primeiro dia da formação, foram realizadas vivências e simulações para aprimorar a tomada de decisão e a atuação integrada da rede.
As participantes também se envolveram em atividades voltadas à escuta, avaliação e investigação de casos, fortalecendo a atuação intersetorial e a comunicação entre os serviços. O dia contou ainda com três minipalestras que aprofundaram temas centrais da política de enfrentamento à violência.
Nesta quinta-feira (27), as participantes irão trabalhar práticas fundamentais como escuta sensível, avaliação adequada de cada caso e elaboração de estratégias que qualifiquem o atendimento e rompam o ciclo da violência. No último dia do evento, as equipes vão discutir caminhos para o fortalecimento da autonomia financeira das mulheres, ferramentas estratégicas para superar a violência e a estratégia estadual.
Alagoas Lilás
Criado pelo Governo de Alagoas por meio do Decreto nº 103.602, de 1º de agosto de 2025, o Alagoas Lilás é a primeira política pública estadual permanente do país voltada exclusivamente ao enfrentamento da violência doméstica contra a mulher.
A iniciativa integra os 102 municípios alagoanos em ações de prevenção, proteção, acolhimento e apoio, fortalecendo a rede e qualificando o atendimento em todos os níveis.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados