Alagoas

2ª Companhia celebra 29 anos com homenagens e reconhecimento à tropa

Solenidade em Paripueira destaca trajetória, homenageia veteranos, autoridades e reforça compromisso da unidade com a segurança regional

Ascom PMAL 26/11/2025
2ª Companhia celebra 29 anos com homenagens e reconhecimento à tropa
A celebração reuniu autoridades civis e militares em Paripueira - Foto: Ascom PMAL

A 2ª Companhia de Polícia Militar Independente (2ª CPM/I) comemorou, nesta quarta-feira (26), 29 anos de fundação em uma solenidade especial realizada no Acampamento Batista, no município de Paripueira. O evento reuniu autoridades civis e militares, veteranos e integrantes da tropa para celebrar a história e o trabalho da unidade.

Durante a cerimônia, foram prestadas homenagens em reconhecimento à dedicação e ao compromisso com a sociedade. Veteranos da Polícia Militar, destaques operacionais em apreensões de armas e drogas, além de autoridades e parceiros civis, receberam honrarias pela contribuição à excelência da Companhia.

Compuseram a mesa de honra o tenente-coronel Hiraque Agnes (Comandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana), o tenente-coronel Fernando Soares (Comandante do Comando de Policiamento da Região Sul), o delegado Waldo José Reis da Silva, a tenente-coronel Josiene Lima (diretora de Comunicação Social da Polícia Militar) e o prefeito de Paripueira, Abrahão Moura. A coronel Joana D'Arc, representante da Diretoria de Saúde, também marcou presença.

O comandante da 2ª CPM/I, capitão Silva, destacou o empenho da tropa: "Hoje, celebramos 29 anos de existência desta Companhia, que vem cumprindo com honra e compromisso a missão de proteger e servir à sociedade. Temos orgulho do nosso efetivo, formado por 86 policiais militares dedicados, que dia após dia garantem a segurança da nossa região. Que esta data sirva de inspiração para continuarmos escrevendo uma trajetória marcada pela ética e pelo profissionalismo", afirmou.

História da unidade

Atualmente composta por 86 policiais militares (72 homens e 14 mulheres), a 2ª CPM/I foi criada em 27 de novembro de 1996, por meio da Lei Estadual nº 5.882, inicialmente como 3ª Companhia de Polícia Militar Independente (3ª CPM/I). Subordinada ao Comando de Policiamento da Capital (CPC), a unidade tinha como missão implementar o policiamento ostensivo nos municípios de Paripueira e Barra de Santo Antônio.

Em 4 de setembro de 2023, por meio do Decreto Estadual nº 93.446, a unidade passou a ser denominada 2ª Companhia de Polícia Independente. Atualmente subordinada ao Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), a Companhia mantém sua sede em Paripueira e ampliou sua área de atuação, incluindo os bairros de Ipioca, Pescaria e Riacho Doce, no município de Maceió.