Alagoas

Governo de Alagoas entrega anexo do TCE e anuncia requalificação do prédio-sede

Novo espaço recebe nome de Isnaldo Bulhões Barros e fortalece atuação do Tribunal de Contas; sede também será modernizada

Ana Beatriz Rodrigues / Agência Alagoas 26/11/2025
Governo de Alagoas entrega anexo do TCE e anuncia requalificação do prédio-sede
A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Paulo Dantas e diversas autoridades. - Foto: Thiago Sampaio / Agência Alagoas

Com apoio do Governo de Alagoas, o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL) inaugurou, nesta quarta-feira (26), o anexo Isnaldo Bulhões Barros. A solenidade reuniu o governador Paulo Dantas e diversas autoridades.

O novo espaço representa um avanço estratégico para a instituição, com investimentos de R$ 35,3 milhões do Governo de Alagoas. No local, também funcionará a Escola de Contas Conselheiro José Alfredo de Mendonça, vinculada ao TCE, responsável por ações de fiscalização e prevenção à má gestão dos recursos públicos.

Durante a cerimônia, o governador Paulo Dantas, ao lado do presidente do TCE, conselheiro Fernando Toledo, elogiou o trabalho do órgão, parabenizou pela conquista e anunciou a próxima etapa: a requalificação do prédio-sede, que seguirá o padrão da nova estrutura.

"Fiscalizar bem os recursos públicos é fundamental para garantir serviços de qualidade à população", destacou o governador. Ele também ressaltou que a descentralização de investimentos do governo em infraestrutura, tecnologia, inovação e concursos públicos fortalece ainda mais a missão do TCE.

O presidente do TCE, conselheiro Fernando Toledo, enfatizou como o novo espaço contribuirá para os avanços da instituição. “Há pouco tempo, éramos um tribunal essencialmente analógico. Hoje, somos totalmente digitalizados e caminhamos com passos firmes para a implementação de ferramentas de inteligência artificial. A infraestrutura já está pronta. O que ainda exige cuidado é garantir que todo o corpo técnico esteja igualmente preparado, capacitado e atualizado tecnologicamente. Nossa Escola de Contas é referência entre os tribunais do país e, agora, com esse espaço, continuará em destaque”, afirmou.

Sobre o homenageado

O anexo leva o nome do conselheiro Isnaldo Bulhões Barros (1942–2020), que faleceu em decorrência da COVID-19 enquanto exercia o mandato de prefeito de Santana do Ipanema.

Isnaldo Bulhões Barros foi uma figura notável, tendo atuado como presidente do TCE-AL, prefeito de Santana do Ipanema (em dois mandatos) e deputado estadual. O edifício eterniza sua dedicação ao serviço público e ao controle externo.