Alagoas
HGE registra 331 atendimentos durante feriadão da Consciência Negra e Zumbi dos Palmares
Maior unidade de emergência de Alagoas atendeu casos clínicos, acidentes, agressões e queimaduras entre os dias 20 e 23 de novembro
O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, registrou 331 atendimentos durante o feriadão da Consciência Negra, entre os dias 20 e 23 deste mês. Foram contabilizados 159 casos clínicos, 152 acidentes, 16 agressões, além de dois atendimentos por tentativa de suicídio e duas crianças vítimas de queimaduras.
Dos 152 atendimentos relacionados a acidentes, 80 envolveram ocorrências no trânsito, sendo 38 colisões, 32 acidentes com motocicleta, quatro com bicicleta, três atropelamentos e três capotamentos. Outros 64 casos tiveram causas diversas e oito ocorreram em ambiente de trabalho. Entre as 16 agressões, dez foram físicas, três envolveram arma branca e três, arma de fogo. Todos os pacientes receberam atendimento multidisciplinar com especialistas.
Entre os casos atendidos, destaca-se o de uma criança, neto de Maria José Gomes de Almeida, de 55 anos, que sofreu queimaduras de segundo grau após virar um copo de café quente sobre o tórax, abdômen e pescoço, atingindo 14% do corpo. Devido à gravidade, o paciente foi transferido para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do HGE.
 (2).jpg)
“A minha outra neta, de 10 anos, havia colocado o copo em cima da mesa do armário, já afastado com medo de ele mexer. Mas, como um raio, enquanto pegava uma água na geladeira, ele foi direto até o copo e virou. Foi uma agonia nessa hora! O levei para a torneira e depois procurei atendimento médico na minha cidade”, relatou Maria, moradora do povoado Pilões, em São José da Tapera.
A criança, de apenas um ano, foi inicialmente atendida na Unidade Mista Ênio Ricardo Gomes, em seu município de origem, e depois transferida para o Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, em Santana do Ipanema. Diante da necessidade de cuidados especializados, foi encaminhada ao HGE, em Maceió.
“Aqui está tudo bem, não tenho do que reclamar. A mãe dele está grávida e tem outros três filhos para cuidar, então eu precisei vir ficar com ele. A gente não imaginava que o nosso feriadão iria terminar assim. Ficamos muito preocupados, mas, vendo ele sendo bem cuidado, sei que logo voltaremos para casa”, acrescentou a avó.
Referência em casos de média e alta complexidade, o HGE é destaque no atendimento de urgências e emergências, principalmente em traumas, cardiologia, neurologia, pediatria, cirurgia vascular e queimaduras. O hospital possui o único Centro de Tratamento de Queimados exclusivo para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas. Durante o feriadão, a unidade também realizou 137 altas, 103 novas internações, 36 transferências e 55 procedimentos cirúrgicos.
“Enquanto uma parte da população aproveitou o feriadão, o nosso HGE seguiu funcionando com equipes completas e altamente preparadas para atender cada pessoa que chega precisando de cuidado imediato. Quero expressar minha gratidão a todos que estiveram de serviço neste período. Vocês são o coração pulsante da nossa unidade. Graças ao comprometimento e à dedicação de cada um, seguimos salvando vidas e oferecendo um atendimento seguro, digno e acolhedor à nossa comunidade”, destacou o diretor médico, Miquéias Damasceno.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico