Alagoas

Polícia Civil realiza aula inaugural do 5º Curso Básico de Inteligência

Formação reúne agentes de diversas forças de segurança e reforça integração no combate à criminalidade em Alagoas

Beatriz Domingos / Ascom PC 24/11/2025
Polícia Civil realiza aula inaugural do 5º Curso Básico de Inteligência
Aula aconteceu na manhã desta segunda-feira (24), no auditório da Delegacia Geral, em Maceió - Foto: Ascom PCAL

A Polícia Civil de Alagoas realizou, na manhã desta segunda-feira (24), a aula inaugural do 5º Curso Básico de Inteligência (CBI/2025), no auditório da Delegacia Geral, em Maceió.

Promovido pela Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol), com apoio da Escola Superior de Polícia, o curso tem como objetivo oferecer formação básica e nivelamento sobre os principais aspectos das atividades de inteligência. Participam agentes públicos de diferentes forças de segurança, como Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Guarda Civil Municipal e Departamento Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió.

O diretor da Dinpol, delegado Thales Araújo, destacou que esta edição do CBI representa mais um avanço no fortalecimento do uso da inteligência tanto na Polícia Civil quanto em outras instituições. Segundo ele, o curso proporciona conhecimentos que são úteis mesmo para quem não atua diretamente como agente de inteligência.

O delegado-geral Gustavo Xavier ressaltou que a redução dos índices de homicídio em Alagoas nos últimos anos é resultado direto do trabalho estratégico e coletivo desenvolvido pelas equipes de inteligência.

Após a solenidade de abertura, a delegada Maira Evangelista ministrou palestra abordando temas estratégicos da inteligência policial e a importância da integração entre instituições.

A mesa de honra do evento foi composta pelo delegado-geral Gustavo Xavier; o delegado-geral adjunto, Eduardo Mero; o diretor da Dinpol, delegado Thales Araújo; o diretor do DPJ1, delegado Sidney Tenório; o diretor do DPJ2, delegado Mário Jorge Barros; o diretor do DPJ3, delegado Alexandre Leite; o diretor da Dracco, delegado Igor Diego; o chefe geral da Inteligência da SSP/AL, delegado Gustavo Henrique; o tenente-coronel da Polícia Militar Iraque Santos; o tenente-coronel Thiago Duarte; a subsecretária Talyta Nobre, representando o secretário municipal de Segurança Cidadã; o coordenador do Centro de Operações e Inteligência da Guarda Municipal, Aldaberon Souza; e a diretora da Dipol da Polícia Civil de Sergipe, delegada Maira Evangelista.