Alagoas

Estudante é selecionado para um dos maiores eventos de música da América Latina

Josielton Marques foi um dos dois selecionados do estado para participar do 12º Gramado In Concert; agora, o estudante conta com o apoio para realizar seu sonho

Ascom Ufal 21/11/2025
Estudante é selecionado para um dos maiores eventos de música da América Latina

O estudante egresso da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e, atualmente, aluno do quarto período de graduação em Música, Josielton Marques, conquistou um feito marcante para sua carreira. Ele foi selecionado para participar do 12º Gramado In Concert, um dos maiores festivais de música da América Latina, que acontece em janeiro de 2026.

O evento reúne jovens instrumentistas do Brasil e do exterior para uma semana de workshops, masterclasses, apresentações e integração musical. Entre os milhares de inscritos, apenas dois músicos de Maceió foram selecionados, entre eles Josielton, aprovado na categoria Sax. Alto.

Amante da música desde criança, durante sua vida teve contato com a diversidade de instrumentos, mas foi no saxofone que encontrou seu destino. “Passei todo o ensino fundamental e médio tocando em banda fanfarra e tendo contato com a música. Depois fui para a igreja, lá tive aula de teoria musical e fui seguindo carreira musical na ETA e na universidade”, contou.

Mesmo já tendo experiência com leitura de partituras e prática instrumental, ele afirma que foi na Ufal que ampliou sua visão sobre a diversidade da música e se sentiu motivado a seguir para a graduação. “Quando entrei, pensava: ‘Eu já sei tocar, mas quero aprimorar meu conhecimento’. Mas tive um choque de realidade, porque saí da minha zona de conforto. No decorrer do curso, fui tomando gosto, aprimorando, vendo que as possibilidades são inúmeras. A gente vai filtrando, adquirindo experiência e aplicando o que aprende na universidade na carreira musical”, relembrou.

Agora, com a seleção para o Gramado In Concert, Josielton vê a oportunidade como a realização de um sonho. “A ficha ainda não caiu. Eu me inscrevi e fiquei esperando que desse certo, mesmo sem acreditar muito. Acho que a ficha só vai cair quando eu estiver participando mesmo, tendo essa experiência de uma semana em Gramado, podendo compartilhar o que já sei e aprender muito mais com esses músicos”, comemorou.

Representar a Ufal, a cidade e o estado no festival é motivo de orgulho para o músico, que acredita que a musicalidade alagoana pode encantar o público. “Quero chegar lá, aprender mais, compartilhar o que já sei e trazer para Maceió essa experiência. Quero deixar um pouco da nossa cultura, do nosso sotaque, do ‘fluido nordestino’, dessa musicalidade diferente que temos”, destacou.

Quem desejar apoiar Josielton na realização dessa conquista pode contribuir com a vaquinha solidária criada para custear viagem e estadia em Gramado, por meio do pix (82)99628-5180. Para conhecer mais sobre o músico, basta acessar suas redes sociais através deste link.