Alagoas

Instrutores da PM-AL ministram Curso Nacional de Uso Diferenciado da Força

Oficiais alagoanos atuam como docentes em capacitação promovida pela Senasp/MJSP, em Fortaleza, e contribuem para aprimorar técnicas de atuação policial em todo o país.

Ascom PMAL 20/11/2025
Instrutores da PM-AL ministram Curso Nacional de Uso Diferenciado da Força
Instrutores da PM-AL enviados são o tenente-coronel Diego Sarmento, o major Bruno Acioly Coutinho e o 3º sargento Rubens Thyago Monteiro. - Foto: Ascom PM

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) reafirma seu papel de referência nacional no campo técnico ao participar, como instituição docente, do Curso Nacional de Uso Diferenciado da Força. A capacitação é promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil (Senasp/MJSP), em parceria com a Polícia Militar do Ceará, e acontece em Fortaleza até esta sexta-feira (21).

Iniciado na última segunda-feira (17), o curso reúne cerca de 80 participantes, que serão habilitados para atuar com maior técnica, segurança e assertividade em diversas ocorrências policiais.

A formação contempla disciplinas que abordam conceitos, legislação e o modelo nacional do Uso Diferenciado da Força. Os módulos práticos incluem técnicas de postura e verbalização, imobilização policial, uso de espargidores lacrimogêneos, armas de incapacitação neuromuscular e a disciplina final de Processo de Tomada de Decisão.

Os instrutores enviados pela PM-AL são o tenente-coronel Diego Sarmento, o major Bruno Acioly Coutinho e o 3º sargento Rubens Thyago Monteiro. Eles se destacam tanto nas instruções teóricas quanto nas oficinas práticas, conduzindo atividades que aproximam o profissional de segurança pública de cenários realísticos envolvendo o uso de instrumentos de menor potencial ofensivo.

“É uma honra representar a Polícia Militar de Alagoas no Curso Nacional de Uso Diferenciado da Força. Certamente, o intercâmbio de conhecimentos e a integração com outras instituições fortalecem nossa atuação na Segurança Pública e elevam o nível técnico dos policiais em todo o país”, ressaltou o tenente-coronel Diego Sarmento.