Alagoas
Governo de Alagoas fortalece relações culturais internacionais em celebração no Dia da Consciência Negra
Embaixadora do Haiti e representantes de Angola participam de evento em União dos Palmares, destacando intercâmbio cultural e valorização da ancestralidade africana
A embaixadora do Haiti no Brasil, Rachel Coupaud, e os representantes da Embaixada da República de Angola – Inês de Fátima Fragoso, conselheira diplomática, e Luandino Carvalho, conselheiro cultural – participam, nesta quinta-feira (20), das atividades comemorativas ao Dia da Consciência Negra, em União dos Palmares.
A presença das autoridades internacionais foi articulada pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi).
“Estamos honrados com a presença da embaixadora Rachel Coupaud e dos conselheiros Inês de Fátima Fragoso e Luandino Carvalho, em um momento que é sempre tão especial para o Brasil e, sobretudo, para Alagoas”, destacou o secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar.
Segundo Júlio Cezar, a aproximação entre Alagoas e países de diferentes continentes, promovida pela Serfi, abre caminhos para o intercâmbio cultural, educacional e artístico.
As autoridades estrangeiras participam da 9ª edição do “Vamos Subir a Serra”, evento central do Novembro Negro em Alagoas, reconhecido nacionalmente como uma das maiores celebrações da ancestralidade africana, da memória dos Quilombos dos Palmares e das políticas públicas de promoção da igualdade racial.
O evento em União dos Palmares é uma iniciativa do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), do Ministério da Cultura, através da Fundação Cultural Palmares, e da Prefeitura de União dos Palmares. Conta ainda com o apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa em Alagoas (Fundepes), Fundação Banco do Brasil, Instituto Cultne, Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, além da produção cultural da Patacuri.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico