Alagoas

Hemoal realiza coletas de sangue em Santana do Ipanema e União dos Palmares nesta terça-feira

Ação itinerante busca ampliar o acesso à doação de sangue para moradores do Sertão e da Zona da Mata de Alagoas

Josenildo Törres / Ascom Hemoal 17/11/2025
Hemoal realiza coletas de sangue em Santana do Ipanema e União dos Palmares nesta terça-feira
Coleta externa no Colégio Adventista é uma estratégia para facilitar o acesso dos voluntários que desejam doar - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove, nesta terça-feira (18), duas coletas externas de sangue. As ações acontecem das 9h às 16h, simultaneamente, no Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema, e no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares.

O objetivo das coletas itinerantes é descentralizar os serviços do Hemoal, facilitando o acesso de voluntários que não podem se deslocar até os postos fixos de coleta. Além das unidades Trapiche e Via Expressa, em Maceió, o hemocentro também conta com a Unidade Eldorado, em Arapiraca.

“Promovemos coletas externas como estratégia de captação de doadores voluntários de sangue. Com essa iniciativa, facilitamos o acesso à doação para os moradores do Sertão e da Zona da Mata”, explica Danilo Lima, assistente social do Hemoal Arapiraca.

Quem pode doar

O Ministério da Saúde estabelece os pré-requisitos para a doação voluntária de sangue. É necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar 50 quilos ou mais e apresentar um documento oficial e original com foto.

Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, ambos portando documento oficial com foto. Pessoas com diagnóstico de Aids, sífilis, doença de Chagas ou hepatite após os 11 anos de idade ficam impedidas, de forma definitiva, de doar sangue.

Quem fez tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocou piercing deve aguardar um ano para doar sangue.

Pessoas gripadas, com Influenza ou Covid-19, só podem doar sangue após 10 dias do desaparecimento dos sintomas.