Alagoas

Programa Marta Vieira fortalece projetos esportivos em Alagoas e é destaque no Café na Fazenda

Edição especial do Café na Fazenda destaca como o Programa Marta Vieira estimula o esporte alagoano ao permitir que empresas destinem parte do ICMS a projetos sociais.

Tatyane Barbosa / Ascom Sefaz/AL 17/11/2025
Programa Marta Vieira fortalece projetos esportivos em Alagoas e é destaque no Café na Fazenda
Episódio já está disponível no Instagram oficial da Sefaz - Foto: Ascom Sefaz/AL

O Café na Fazenda completa um ano no ar em novembro. Para celebrar a data, uma edição especial do programa aborda um tema de grande relevância social e econômica: o incentivo para que empresas destinem parte do ICMS a projetos esportivos, por meio do Programa Marta Vieira. O episódio já está disponível no Instagram oficial da Sefaz (@sefazal).

Voltado a empresários, representantes do setor produtivo e sindicatos, o Café na Fazenda busca ampliar a conscientização sobre ações que fortalecem a economia alagoana. Para detalhar o funcionamento e a importância desse benefício fiscal, a convidada foi Fabiana Carnaúba Medeiros, referência em projetos esportivos no estado e premiada nacionalmente.

Fabiana destacou o papel do esporte no desenvolvimento social e na formação de novos talentos em Alagoas. Ela explicou como o Programa Marta Vieira impulsiona iniciativas, atletas e entidades esportivas, além de apresentar as formas de participação da iniciativa privada, por meio da dedução do ICMS. O episódio completo pode ser assistido aqui.

“Vejo no esporte uma poderosa ferramenta de transformação social. Quando priorizamos a prática esportiva, percebemos melhorias significativas no rendimento escolar. E, com esse decreto estadual que permite a dedução do ICMS, é fundamental ampliar a disseminação dessas informações, para que as empresas conheçam o benefício, se aproximem dos projetos sociais e também sejam favorecidas por essa iniciativa”, destaca Fabiana.

O 19º episódio reforça que o esporte é mais do que lazer: é investimento social e oportunidade de transformar vidas em Alagoas. Mais informações sobre o incentivo estão disponíveis no site da Sefaz.