Alagoas

PM-AL forma 15 militares em mais uma edição do Curso de Mecânica de Armamento

Solenidade na Academia de Polícia Militar celebrou a conquista dos formandos e homenageou veteranos e militares in memoriam

Ascom PMAL 14/11/2025
PM-AL forma 15 militares em mais uma edição do Curso de Mecânica de Armamento
O Curso de Mecânica do Armamento conta com uma carga horária de 236 horas - Foto: Ascom PMAL

A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) realizou, na manhã desta sexta-feira (14), a formatura de mais uma turma do Curso de Mecânica de Armamento. A cerimônia, realizada no auditório da Academia de Polícia Militar, marcou a conclusão do curso por 15 militares, que iniciaram as instruções em agosto.

Durante a solenidade, foram entregues certificados aos três primeiros colocados: sargentos Yaggo Almeida, Everton Silva e Douglas Cavalcante, que conquistaram, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugares. O sargento Earlle Cândido, um dos instrutores da turma, também foi homenageado.

A cerimônia contou ainda com o tradicional momento de reverência aos veteranos da Corporação. O homenageado do dia foi o 1º sargento da reserva remunerada, João Batista Lima de Moura, que recebeu um certificado e as honras militares dos presentes.

Os formandos também prestaram homenagem ao cabo José Wellington da Silva, in memoriam, que dá nome à turma. Familiares do militar estiveram presentes na solenidade.

O major Antônio Umbelino, da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip), presidiu a solenidade e destacou a importância da capacitação contínua na Corporação.

“Manter o efetivo instruído é o caminho para a construção de uma tropa cada vez mais técnica. Os armeiros desempenham um papel vital no funcionamento de uma unidade militar. Eles manuseiam diariamente dezenas de armas que são utilizadas no patrulhamento e manter esse efetivo sempre pronto e atualizado é fundamental”, ressaltou o major.

Sobre o curso

O Curso de Mecânica de Armamento possui carga horária de 236 horas e tem como objetivo capacitar os alunos em conhecimentos sobre a origem das armas de fogo, sistemas de ignição e disparo, classificação geral das armas e componentes da munição.

Além disso, o CMArm visa promover a modernização profissional, em conformidade com manuais e literatura de referência, buscando o aprimoramento técnico e a qualificação do serviço prestado pelos integrantes da corporação.