Alagoas

Investimentos no combate ao crime organizado em Alagoas são destaque em simpósio da SSP

Evento reúne especialistas e gestores para debater inovação tecnológica, gestão estratégica e avanços no enfrentamento às organizações criminosas no estado

Alkeline Matias e Roberison Xavier / Ascom SSP 14/11/2025
Investimentos no combate ao crime organizado em Alagoas são destaque em simpósio da SSP
Programação de abertura contou com palestras e mesas de debate sobre o papel da gestão pública e da tecnologia na segurança pública - Foto: Ascom SSP/AL

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AL) iniciou, nesta quinta-feira (13), o Simpósio: Inovação Tecnológica e Gestão Estratégica no Combate ao Crime Organizado – Um Desafio à Segurança Pública. O evento reúne profissionais e gestores da área no Auditório do Centro de Convenções de Maceió, localizado no bairro do Jaraguá.

A abertura contou com palestras e mesas de debate que abordaram o papel da gestão pública e da tecnologia no fortalecimento da segurança. O secretário executivo de Políticas de Segurança Pública da SSP, coronel Patrick Madeiro, ministrou a palestra “O Papel da Gestão Pública na Alocação Estratégica de Recursos para o Enfrentamento das Organizações Criminosas no Cenário Atual da Segurança Pública”.

Durante sua apresentação, o secretário destacou a importância de um planejamento eficiente e integrado para fortalecer as ações de combate ao crime.

“Este simpósio tem o objetivo de aperfeiçoar a Segurança Pública de Alagoas, que já apresenta desempenho de destaque nacional na redução da criminalidade. Nossa meta é investir na qualificação acadêmica dos profissionais, aliando tecnologia para aprimorar ainda mais os resultados”, afirmou o coronel Patrick.

O gestor ressaltou ainda os investimentos realizados pelo Governo de Alagoas no fortalecimento do aparato policial, visando garantir mais tranquilidade à população.

“Temos alcançado excelentes índices no combate à criminalidade graças ao empenho de toda a gestão em reforçar as ações desenvolvidas. Para isso, mais de R$ 700 milhões foram destinados à aquisição de armamentos de ponta, equipamentos, viaturas, helicópteros, além de investimentos em tecnologia e inteligência. Com trabalho integrado, elevamos a qualidade dos serviços prestados à sociedade”, concluiu o coronel Patrick.

Outras palestras

A programação seguiu com a apresentação do perito da Polícia Federal, Rogério Dourado, que ministrou a palestra “Avanço das Facções Criminosas no Nordeste Brasileiro: Desafios Emergentes e Caminhos para o Enfrentamento”, trazendo uma análise sobre a atuação das organizações criminosas na região e os desafios enfrentados pelas forças de segurança.

Nesta terça-feira, o simpósio prosseguiu com a mesa de debate “Gestão integrada entre Inteligência de Segurança Pública e Recursos Operacionais no Combate ao Crime Organizado: A Atuação contra o PCC em São Paulo”, apresentada pelos coronéis da PM do Estado de São Paulo, Valmor Racorti e Pedro Luis.

Também foi realizada a palestra “Crime Organizado e Ambiência Cibernética: o Novo Espectro Digital da Criminalidade”, ministrada pelo delegado da Polícia Civil de Alagoas, José Carlos dos Santos.

O evento segue nesta sexta-feira com a participação de autoridades e especialistas, como o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, e o subsecretário de Inteligência da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Uirá Ferreira.