Alagoas

Alagoas Previdência abre 1º Congresso de Regimes Próprios de Previdência Social

Evento marca os dez anos da autarquia e reúne gestores e especialistas para debater governança, inovação e boas práticas dos RPPS em Alagoas

Lílian Tourinho/Ascom AL Previdência 14/11/2025
Alagoas Previdência abre 1º Congresso de Regimes Próprios de Previdência Social
Congresso reúne gestores, técnicos e especialistas em previdência de Alagoas e de vários estados. Foto: Thiago Sampaio

A Alagoas Previdência realizou, nesta quarta-feira (13), a abertura oficial do 1º Congresso de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) do Estado de Alagoas. O evento marca o início das comemorações pelos dez anos de atuação da autarquia e reuniu cerca de 300 congressistas e convidados no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió.

Promovido em parceria com a Associação das Previdências Próprias do Estado de Alagoas (Appeal), o congresso reúne gestores, técnicos e especialistas em previdência de Alagoas e de outros estados. O objetivo é fortalecer a gestão dos RPPS por meio de debates sobre sustentabilidade, governança, inovação e boas práticas.

A mesa de abertura contou com a participação do presidente da Alagoas Previdência, Roberto Moisés, do presidente da Appeal, João Gomes, e da secretária especial do Tesouro, Monique Assis, que representou a Secretaria de Estado da Fazenda.

Durante seu pronunciamento, Roberto Moisés destacou o simbolismo de iniciar o congresso no ano em que a Alagoas Previdência completa uma década de existência, em 9 de novembro. “Chegar aos dez anos da Alagoas Previdência é motivo de muito orgulho. Cada conquista reflete o compromisso e o trabalho de uma equipe dedicada e de conselheiros comprometidos, que acredita na previdência pública como um patrimônio de todos”, afirmou, agradecendo a presença dos participantes.

A abertura foi seguida pela palestra de David Pinheiro Montenegro, auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil e chefe da Divisão de Contencioso Administrativo Previdenciário, que abordou o tema: Programa de regularidade previdenciária e parcelamento especial da EC 136. Em seguida, João Luiz Meireles da Conceição, advogado e economista, apresentou a palestra Perspectivas dos RPPSs face à atual situação econômica e fiscal dos municípios.

Após as palestras, os congressistas participaram de um coquetel de boas-vindas, com apresentação da cantora Fernanda Guimarães.

Prêmio de Excelência em Gestão Previdenciária

Na programação do segundo dia, nesta sexta-feira (14), será entregue o 1º Prêmio de Excelência em Gestão Previdenciária de Alagoas, desenvolvido em parceria com a Appeal. A premiação, inédita no Estado, tem como objetivo reconhecer, valorizar e incentivar as boas práticas das unidades gestoras dos RPPS municipais.

De acordo com Roberto Moisés, o prêmio representa um marco importante para Alagoas. “Com uma década de história marcada por avanços e reconhecimentos, a Alagoas Previdência reafirma seu papel de referência nacional em governança e inovação, celebrando seus 10 anos com ações que projetam o futuro da previdência pública em Alagoas”, concluiu.