Alagoas

Alagoas marca presença em encontro nacional do Programa do Artesanato Brasileiro em Manaus

Representante alagoana participa de debates e visitas técnicas para fortalecer políticas públicas e ampliar oportunidades para o setor artesanal do estado

Julyan Bomfim (Ascom/Serfi) 14/11/2025
Alagoas marca presença em encontro nacional do Programa do Artesanato Brasileiro em Manaus
Encontro tem como principais objetivos definir o planejamento das feiras nacionais de artesanato para o ano de 2026 - Foto: Ascom Serfi

Alagoas está representada na 2ª Reunião dos Coordenadores Estaduais do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), realizada em Manaus (AM) desde o último dia 10. O estado conta com a participação de Anne Ferreira, coordenadora do PAB em Alagoas e gerente de Design do programa Alagoas Feita à Mão, que integra discussões estratégicas para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor artesanal.

O encontro tem como objetivos principais definir o planejamento das feiras nacionais de artesanato para 2026, deliberar sobre novos modelos de acesso ao mercado, analisar propostas de alteração do Edital de Chamamento Público para seleção de artesãos e realizar visitas técnicas a comunidades e polos produtivos do Amazonas.

De acordo com Anne Ferreira, as visitas técnicas têm se mostrado essenciais para o intercâmbio de experiências e o fortalecimento das políticas públicas no âmbito do PAB. "O momento foi fundamental para conhecer de perto iniciativas de valorização da cultura e dos saberes tradicionais", destaca.

“Como coordenadora, tive a oportunidade de conhecer os resultados do Laboratório Técnico de Artesanato implementado no Amazonas, além de visitar comunidades tradicionais e polos produtivos do interior. São experiências que inspiram novas formas de fortalecer o artesanato em Alagoas.

A participação na reunião representa para Alagoas novas oportunidades de inserção em feiras nacionais e a possibilidade de implementar um Laboratório Técnico de Artesanato no estado. A experiência em Manaus, marcada pela valorização da produção indígena e da diversidade cultural amazônica, também traz reflexões sobre como essas políticas podem ser adaptadas à realidade alagoana, promovendo identidade, inovação e sustentabilidade no artesanato local", ressalta Anne.

Com o apoio do PAB e da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), o programa Alagoas Feita à Mão segue se consolidando como uma das principais iniciativas de valorização da cultura e da economia criativa no estado.