Alagoas

Projeto Samu nas Escolas leva educação em saúde e combate a trotes ao bairro de Ponta Grossa

Arnaldo Santtos / Ascom Samu 07/11/2025
Projeto Samu nas Escolas leva educação em saúde e combate a trotes ao bairro de Ponta Grossa
PSE tem se destacado como uma das ações relevantes do Samu em Alagoas - Foto: Arnaldo Santtos / Ascom Samu

Mais uma ação do Projeto Samu nas Escolas (PSE) foi realizada nesta sexta-feira (7), na Escola Estadual Thomaz Espíndola, localizada na Ponta Grossa, em Maceió. A iniciativa, destinada para alunos do Ensino Fundamental I com idades entre 6 e 12 anos, conta com atividades lúdicas e informativas sobre primeiros socorros e os prejuízos causados pelos trotes ao serviço de emergência.

 

Desenvolvido como projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), o PSE tem se destacado como uma das ações relevantes do Samu em Alagoas. Segundo a coordenadora do Samu estadual, enfermeira Beatriz Santana, o projeto se diferencia por ter um caráter cidadão.

 

“O Samu nas Escolas é um dos nossos projetos mais importantes porque vai além dá orientação técnica. Ele ensina o valor da vida, a importância do serviço de urgência e os graves danos que um simples trote pode causar”, afirma Beatriz.

 

A diretora geral da Escola Thomaz Espíndola, Maria Cleide Gadi, reforça a relevância da iniciativa. “Esse projeto é fundamental para a sociedade. O que os alunos aprenderam hoje, levam para a vida inteira. Já tivemos um caso aqui na escola em que um aluno bateu a cabeça numa pilastra, sangrou muito e ficamos sem saber o que fazer. Agora, com essas orientações, tanto os professores quanto os alunos saberão agir até a chegada do Samu.” Ela destacou, ainda que, quando alguém brinca de ligar para o 192 sem necessidade, outra pessoa que realmente precisa de ajuda pode não ser atendida a tempo — e isso pode levar à morte.

 

Durante a ação, acadêmicos de Medicina e Enfermagem da Ufal, previamente selecionados pelo PSE, ensinaram noções práticas sobre primeiros socorros em situações como engasgos, desmaios, choques elétricos, quedas e queimaduras. As atividades foram adaptadas à faixa etária das crianças, com linguagem acessível e dinâmicas interativas.

 

A aluna Alice Vitória Pereira de Oliveira Neves Pinheiro, de 11 anos, do 5º ano, ficou especialmente entusiasmada com a parte sobre desengasgo. “O que eu mais gostei foi aprender a desengasgar uma pessoa. Tenho um irmão e uma irmã, e se algum dia eles engasgarem, eu poderei ajudar. Também achei muito importante saber o que fazer em casos de desmaio ou queimadura, enquanto o Samu não chega”, contou.

 

Ao final das apresentações, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto uma ambulância do Samu. Empolgados, fizeram diversas perguntas sobre os equipamentos e o funcionamento do atendimento pré-hospitalar. Muitos alunos se mostraram satisfeitos em conhecer uma ambulância, inclusive pediram para ligar a sirene. 

 

Ligar para o 192

 

O Projeto Samu nas Escolas realiza suas ações todas as sextas-feiras, nos horários de 7h30 e 13h30. Escolas interessadas em receber a iniciativa devem entrar em contato com o Setor de Serviço Social do Samu pelo e-mail [email protected] , informando a faixa etária dos alunos para agendamento da visita.

 

Com o objetivo de formar cidadãos conscientes e multiplicadores de conhecimento em saúde, o PSE segue fortalecendo a cultura de respeito ao serviço de urgência emergência, e promovendo uma sociedade mais solidária e preparada para emergências. 

 

O Samu atende a todo tipo de ocorrência: acidentes com automóveis, motos, atropelamentos, casos clínicos como infarto, trabalho de parto e outras ocorrências. Para acionar o serviço ligar para 192.