Alagoas

Peritos da Polícia Científica de Alagoas concluem curso de operador de pistola

Formação promovida pela Escola Superior de Polícia Civil reforça preparo técnico e integração entre órgãos de segurança pública

Aarão José / Ascom Polícia Científica 07/11/2025
Peritos da Polícia Científica de Alagoas concluem curso de operador de pistola
Treinamento contou com a participação de peritos criminais e peritos médicos-legistas - Foto: Ascom Polícia Científica

Peritos oficiais de natureza criminal da Polícia Científica de Alagoas concluíram, nesta quinta-feira (6), o curso de Operador de Pistola, promovido pela Escola Superior de Polícia Civil de Alagoas (ESPC). A capacitação, realizada em turmas semanais, uniu aulas teóricas e práticas, com o objetivo de aprimorar o desempenho técnico e operacional dos profissionais.

O treinamento contemplou peritos criminais e médicos-legistas, que receberam instruções sobre uso e manejo seguro de armas de fogo, além de práticas de tiro. A formação contou com o apoio da Polícia Militar, responsável pela cessão das armas, e da ESPC, que forneceu os insumos necessários para as atividades práticas.

Para o perito-geral adjunto, Wellington Melo, o Curso Básico de Pistola amplia a preparação dos peritos para atuarem com segurança e eficiência em suas atividades de campo, além de fortalecer a integração entre os órgãos de segurança pública do Estado. Melo agradeceu a parceria com as Polícias Civil e Militar, fundamentais para a realização do treinamento.

“A Polícia Científica tem buscado parcerias para fortalecer e aprimorar as atividades de seus profissionais, promovendo formação continuada e garantindo a prestação de serviço com excelência à sociedade alagoana. As Polícias Militar e Civil foram essenciais neste treinamento, tanto pela cessão do armamento quanto pela promoção da instrução”, destacou Melo.

Capacitação continuada

A Polícia Científica já havia iniciado, em fevereiro de 2025, uma série de treinamentos voltados ao manejo e tiro policial com pistolas, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Militar. Essas capacitações contínuas visam preparar os profissionais para o uso correto e eficiente de armamentos, abordando o funcionamento das pistolas Glock, princípios de segurança, posições de tiro e as técnicas aplicadas nas pistas de treinamento.