Alagoas
Agricultura familiar mostra sua força no encerramento do Circuito Regional de Feiras
Foram nove etapas, nove encontros com o melhor da agricultura familiar alagoana. O Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária chegou ao fim deixando um lastro de conquistas, aprendizado e valorização do trabalho dos pequenos produtores.
.jpg)
Ao todo, 96 cooperativas, associações e empreendimentos individuais de 35 municípios participaram da iniciativa, apresentando a diversidade e a qualidade dos produtos cultivados pelos pequenos agricultores e agricultoras do estado. Mais do que um espaço de vendas, o Circuito se tornou uma vitrine do potencial produtivo da agricultura familiar, mostrando que o campo alagoano tem força, identidade e muito a contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado.
“Encerramos o Circuito com a certeza de que a agricultura familiar de Alagoas vive um novo momento. Ao longo das nove etapas, vimos de perto a força, a criatividade e o compromisso dos nossos agricultores e agricultoras. Cada cooperativa, cada associação que participou ajudou a mostrar que o futuro do desenvolvimento rural passa pela organização e pelo cooperativismo. O Governo de Alagoas tem orgulho de promover iniciativas como essa, que geram renda e fortalecem o interior do estado”, afirmou Marcelo Melo, secretário da Agricultura e Pecuária.
.jpg)
De Arapiraca a Porto Calvo, passando por Penedo, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Santana do Ipanema e Coruripe, cada etapa foi uma oportunidade de gerar renda, abrir novos mercados e fortalecer laços entre quem produz e quem consome.
As feiras também se consolidaram como ponto de encontro entre cooperativas, instituições parceiras e comunidades, um verdadeiro movimento de fomento em prol do cooperativismo e da economia solidária.
“Foi incrível, foi um ano cheio de crescimento, de muitas oportunidades e de visibilidade para nossos produtos. Passar por todos os municípios do Circuito foi muito importante para nós, porque conseguimos expandir nossa comercialização, fidelizar clientes e mostrar que produtos naturais, sem conservantes e sem agrotóxicos valem a pena de ser consumidos”, comemorou Elecarim Lopes, da Chips da Terra, pequena empresa que produz chips a partir de banana-da-terra.
.jpg)
O Governo de Alagoas, através das Secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), segue comprometido em ampliar esse trabalho, oferecendo apoio técnico, capacitação e novas estratégias de comercialização, para que cada empreendimento avance ainda mais. E para isso, durante a execução de todo o evento, contou com a parceria da Unicafes/AL e de prefeituras municipais.
“O Circuito Regional de Feiras cumpriu seu papel de fortalecer a economia solidária em Alagoas. A cada edição, vimos empreendimentos crescerem, ampliarem mercados e gerarem renda de forma colaborativa. Mais do que um espaço de vendas, as feiras se consolidaram como ambientes de networking, de troca de experiências, de saberes e sabores, onde produtores, consumidores e parceiros puderam construir novas oportunidades. O engajamento dos municípios, a participação do público e os resultados alcançados mostram que estamos no caminho certo de um desenvolvimento mais justo”, concluiu o secretário executivo do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Benedito Júnior.
Próximo capítulo: Feira Alagoana
O encerramento do Circuito abre caminho para um novo e importante evento, a 2ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e do Cooperativismo, que promete reunir entre os dias 13 e 16 de novembro, no Corredor Vera Arruda, no bairro da Jatiúca, em Maceió, o que há de melhor produzido pelos pequenos agricultores.
O evento é promovido pelo Governo de Alagoas, através das Secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), pelo Consórcio Nordeste, contando com a realização conjunta da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas –Unicafes/AL.

A segunda edição do evento deve beneficiar aproximadamente 100 famílias vinculadas aos empreendimentos de agricultores familiares, cooperativas, além de movimentos sociais da reforma agrária.
A iniciativa integra o Circuito Nordestino de Feiras, que percorre os estados da região, e será finalizado no Maranhão com a Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes). O evento finaliza o ano para as cooperativas e associações, reunindo expositores e agricultores de todos os estados da região Nordeste.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado