Alagoas
Secult realiza capacitação em Arapiraca para gestores sobre editais culturais
Evento reúne gestores municipais de cultura para aprimorar elaboração e execução de editais, fortalecendo políticas culturais em Alagoas
Gestores municipais de cultura de todas as regiões de Alagoas participam, no dia 13 de novembro, da capacitação “Elaboração de Editais Culturais”, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult). O encontro será realizado a partir das 9h, na Sala Canafístula do Centro de Convenções de Arapiraca, no Lago da Perucaba, sob a condução do superintendente de Economia Criativa, Fomento e Incentivo à Cultura, Wyllyson Santos.
Durante a capacitação, serão abordados temas essenciais para o fortalecimento da gestão cultural nos municípios, incluindo planejamento e estruturação de chamadas públicas, critérios de avaliação e seleção de projetos, além do monitoramento e da prestação de contas dos editais.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressaltou a importância da formação como estratégia para consolidar as políticas culturais em todo o estado.
“Nosso compromisso é garantir que a cultura chegue de forma organizada e eficiente a todos os municípios. A formação continuada dos gestores é fundamental para que as políticas públicas sejam aplicadas com transparência, equidade e sensibilidade às realidades locais”, afirmou Mellina Freitas.
O superintendente Wyllyson Santos destacou que o objetivo da capacitação é qualificar tecnicamente os gestores e ampliar a autonomia dos municípios na execução das políticas culturais.
“A elaboração de editais é uma das principais ferramentas de democratização do acesso aos recursos culturais. Essa capacitação vai ajudar os gestores a planejar, executar e acompanhar seus editais com mais segurança e eficiência, fortalecendo todo o sistema cultural alagoano”, explicou.
A iniciativa integra as ações do Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, operacionalizada em Alagoas pela Secult em parceria com o Instituto Magna Mater.
As inscrições estão abertas no site cuca.al.gov.br.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado