Alagoas
Secretaria de Ciência e Tecnologia destaca impacto da inovação na transformação digital de Alagoas
Durante evento promovido pela Seplag, titular da Secti ressaltou programas de capacitação, inclusão digital e fomento a startups como motores do avanço tecnológico no estado.
A secretária de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Aline Rodrigues, participou da “Jornada da Transformação Digital: Conectando cidades, estados e cidadãos”, realizada nesta quinta-feira (6) no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). O evento foi promovido pela Secretaria de Planejamento de Alagoas (Seplag), em parceria com a Softex Salvador.
O encontro reuniu líderes dos setores público e privado para debater desafios, estratégias e caminhos que acelerem a digitalização dos serviços no país, reforçando o protagonismo de Alagoas na construção de uma gestão pública cada vez mais inovadora e eficiente.
Aline Rodrigues integrou o painel “Governos Proativos: Como integração e estratégia aceleram a evolução dos serviços públicos”, ao lado de Phelipe Vargas, secretário especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital (Seplag/AL); Rodrigo Pimentel, secretário da Administração do Estado da Bahia; e Walter Junior, subsecretário de Transformação Digital e Inovação (Seplan/SE).
Durante sua participação, a secretária destacou políticas estratégicas da Secti voltadas para a inovação com impacto social, como os programas OxeTech Lab e OxeTech Work, que promovem capacitação técnica e inserção no mercado de trabalho em diversas áreas da tecnologia.
A secretária também ressaltou que garantir acessibilidade é fundamental para que a transformação digital seja, de fato, inclusiva.
“Hoje, todos os sites do Governo de Alagoas são acessíveis para pessoas surdas, graças à parceria com a HandTalk, que traduz os conteúdos para Libras. Iniciativas como estas mostram que tecnologia só faz sentido se aproximar e incluir as pessoas”, afirmou Aline Rodrigues.
Ela também citou a atuação integrada da Secti com outras secretarias, fortalecendo políticas públicas e ampliando o impacto social. Um exemplo é a plataforma de gestão do Cartão CRIA, do Programa Criança Alagoana, desenvolvida pela Secti em parceria com o LaCCAN/Ufal, a pedido da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas (Seades). O sistema, criado em Alagoas, otimiza o cadastro, permite a geração de relatórios e a validação de dados das beneficiárias.
Aline reforçou ainda a atuação transversal da Secti e o estímulo ao ecossistema de inovação, especialmente por meio da promoção de editais de fomento a startups no estado de Alagoas.
“Somos um ponto de conexão entre as secretarias e a sociedade, e também impulsionamos startups. Recebemos 60 projetos no edital do Lagoon Startups, dos quais 25 já estão em mentoria em áreas como saúde, educação e agro. Isso é inovação gerando impacto social”, concluiu.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas