Alagoas
Hospital da Criança de Alagoas proporciona primeiro banho de sol a paciente com síndrome rara
Após nove anos entre internações, Hadassah Santos, de 9 anos, vivencia experiência inédita graças à equipe multidisciplinar do HCA, em Maceió
Após nove anos vivendo entre hospitais, Hadassah Santos, de 9 anos, pôde sentir pela primeira vez os raios do sol. O momento foi proporcionado pela equipe multidisciplinar do Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió. A criança possui uma síndrome rara e outras comorbidades.
Hadassah nasceu com a Síndrome de Edwards, também conhecida como trissomia do cromossomo 18, uma condição genética causada por uma cópia extra desse cromossomo. A síndrome provoca atrasos no crescimento físico, deficiência intelectual e múltiplas anomalias físicas e de órgãos. Além disso, a paciente apresenta malformações que afetam ossos, músculos, articulações e sofre de insuficiência respiratória crônica.
A menina nasceu na Maternidade Escola Santa Mônica (Mesm), em Maceió, e permaneceu por um longo período na ala pediátrica do Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo a mãe, Savana Santos, o primeiro banho de sol foi um momento emocionante para toda a família e para a equipe do hospital.
 (4).jpeg)
“Viemos para cá há cerca de um mês. São nove anos vivendo entre hospitais e, hoje, foi maravilhoso. A equipe do Hospital da Criança levou minha filha para tomar banho de sol e foi muito emocionante. Estou muito feliz. Sempre dizia: ‘Meu Deus, quando será que minha filha vai ver o sol?’ E hoje nos proporcionaram esse momento tão especial”, relatou a mãe, emocionada.
A supervisora da reabilitação do Hospital da Criança de Alagoas e fisioterapeuta, Ivana Rocha, acompanha a trajetória de Hadassah desde a internação no HGE.
“Ela é dependente de ventilação mecânica. Realizamos um tratamento paliativo em crianças com a mesma condição para proporcionar mais qualidade de vida e uma assistência mais humanizada. Esse momento é o mínimo que podemos fazer, e temos uma equipe preparada para isso”, destacou a profissional.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas