Alagoas
Hospital de Emergência do Agreste inicia disciplina de docência para residentes
Nova disciplina busca fortalecer competências pedagógicas e estimular pensamento crítico entre profissionais em formação
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, deu início à disciplina “Docência do Ensino Superior”, voltada para residentes dos Programas Multi e Uniprofissional em Saúde. A aula inaugural foi ministrada pelo enfermeiro, biólogo, cirurgião-dentista e mestre em Pesquisa e Saúde, Evanio Silva, no auditório da unidade hospitalar.
O conteúdo da disciplina destacou a docência como um processo que vai além do aspecto técnico, ressaltando o papel do professor como mediador do conhecimento, orientador de práticas e promotor da integração entre diferentes áreas da saúde.
“A docência é um fenômeno social, que envolve valores, saberes e responsabilidades. O ensino precisa sensibilizar o aluno para que ele entenda o aprendizado como algo que dialoga com a comunidade e com as necessidades da sociedade”, explicou Evanio Silva.
 (3).jpg)
O professor também enfatizou a necessidade de adotar novas metodologias de ensino, valorizando a experiência prévia dos alunos e estimulando o pensamento crítico. “Ensinar vai além da sala de aula. É reconhecer o que o aluno já traz e transformar isso em conhecimento. É despertar a capacidade de discutir, de discordar e de propor novas ideias”, afirmou Evanio Silva.
Importância do conhecimento
A residente Tayara Andrade, fisioterapeuta do Programa Uniprofissional em Terapia Intensiva, destacou a relevância do conteúdo apresentado. “A aula foi muito rica. O professor conseguiu transmitir o amor que tem pela docência e isso nos motiva também. Sempre admirei os professores e já me imaginei em sala de aula, então foi uma experiência muito positiva”, ressaltou.
A disciplina integra a formação complementar dos Programas de Residência Multi e Uniprofissional do HEA, promovendo o desenvolvimento de competências pedagógicas, comunicacionais e relacionais, com ênfase em metodologias ativas, diálogo interprofissional, escuta qualificada e empatia no ambiente de ensino.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas