Alagoas

Hospital Metropolitano de Alagoas acolhe caminhoneiro em tratamento oncológico: “Sinto-me em casa”

Moab de Souza, de 57 anos, elogia atendimento humanizado durante tratamento contra câncer hepático no Hospital Metropolitano de Alagoas, referência em oncologia pelo SUS.

Neide Brandão / Ascom Hospital Metropolitano 05/11/2025
Hospital Metropolitano de Alagoas acolhe caminhoneiro em tratamento oncológico: “Sinto-me em casa”
Atendimento cuidadoso faz a diferença no tratamento de Moab Souza - Foto: Brunno Afonso / Ascom Hospital Metropolitano

O caminhoneiro Moab de Souza, de 57 anos, enfrenta agora uma nova jornada fora das estradas: o tratamento oncológico no Centro Estadual de Oncologia, localizado no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió. Após sentir fortes dores abdominais, Moab buscou atendimento médico e, por meio de exames de imagem, foi identificado com nódulos no fígado, posteriormente diagnosticados como câncer hepático.

O diagnóstico e o início do tratamento ocorreram no próprio Hospital Metropolitano, referência em média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, Moab está na terceira sessão de quimioterapia e destaca a gratidão pelo acolhimento recebido na unidade.

“Eu me sinto como se estivesse em casa, porque o pessoal é muito acolhedor, são profissionais mesmo, de alta qualidade. E toda essa atenção é um alento quando venho para o tratamento aqui no Hospital Metropolitano de Alagoas”, afirma Moab de Souza.

Para quem passou boa parte da vida nas estradas, o cuidado recebido no hospital tem sido fundamental nesta nova etapa. “A gente percebe o carinho e o compromisso de todos. Isso faz toda diferença num momento como este, em que temos que enfrentar uma batalha”, enfatiza o caminhoneiro.

Sintomas e prevenção

De acordo com a médica Rafaella Toledo, oncologista responsável pelo Centro de Oncologia do HMA, o câncer de fígado pode apresentar sintomas como dor abdominal, fadiga, perda de apetite, emagrecimento e icterícia (pele e olhos amarelados). Ela ressalta que manter hábitos saudáveis e realizar acompanhamento médico regular são medidas essenciais para prevenir a doença.

“Evitar o consumo excessivo de álcool, manter uma alimentação equilibrada, vacinar-se contra a hepatite B e tratar corretamente doenças hepáticas crônicas são formas eficazes de reduzir o risco do câncer de fígado”, explica a especialista.

Rafaella Toledo reforça ainda que o Hospital Metropolitano de Alagoas oferece estrutura moderna, equipe multiprofissional e atendimento humanizado para garantir o melhor cuidado aos pacientes oncológicos. “Aqui, cada paciente é acolhido de maneira humanizada e acompanhado em todas as etapas do tratamento, com atenção às suas necessidades físicas e emocionais”, destaca.