Alagoas
Semu inicia visitas a municípios para fortalecer políticas públicas para mulheres em Alagoas
Ação da Secretaria de Estado das Mulheres percorre cidades do Agreste e Sertão para ampliar diálogo, diagnosticar demandas e reforçar a rede de proteção feminina no estado
A Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) deu início, nesta quinta-feira (6), a uma série de visitas às secretarias municipais das mulheres de Alagoas. A iniciativa, que seguirá até dezembro, marca o lançamento das atividades da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e tem como principal objetivo fortalecer as estruturas municipais dedicadas à promoção de políticas públicas para as mulheres.
Nesta etapa, a equipe da Semu visitará cinco municípios do Agreste: Arapiraca, Palmeira dos Índios, Belém, Taquarana e Tanque D’Arca. Na sexta-feira (7), as ações seguem para o Sertão, contemplando Olivença, Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira e Carneiros.
O objetivo central da iniciativa é conhecer de perto as necessidades dos órgãos municipais e a realidade das mulheres em cada localidade, identificar desafios e fortalecer o funcionamento das secretarias em todos os âmbitos. Com as visitas, a Semu reforça seu compromisso com a construção coletiva de políticas públicas que assegurem dignidade, autonomia e segurança à população feminina.
De acordo com a secretária de Estado da Mulher, Marília Albuquerque, a ação destaca a importância do diálogo e do trabalho conjunto com as secretarias municipais. “Queremos ouvir as gestoras locais, compreender as principais demandas e fortalecer o funcionamento das secretarias, garantindo que cada município tenha condições de atender as mulheres com qualidade e eficiência”, afirmou.
Fortalecimento e articulação entre os municípios
As visitas têm como foco principal avaliar o funcionamento das secretarias municipais, identificar necessidades e promover maior integração entre os órgãos estaduais e municipais. Além de diagnosticar as condições de trabalho e as ações desenvolvidas, a Semu pretende reforçar a articulação entre diferentes setores, como segurança pública, saúde, assistência social e educação.
A iniciativa também faz parte do processo de implementação da política estadual Alagoas Lilás, criada pelo Governo de Alagoas para consolidar estratégias de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres.
Alagoas Lilás: política estadual de proteção às mulheres
O Alagoas Lilás é uma política estadual pioneira no Brasil, voltada à capacitação constante dos profissionais da área. Seu objetivo é estruturar um sistema de monitoramento, coleta de dados, formação de profissionais e articulação intersetorial para o enfrentamento da violência de gênero.
Com a liderança da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), a ação permanente conta com governança intersetorial e orçamento próprio. Está estruturada em seis eixos centrais: formação continuada para todos os integrantes da rede de atendimento às mulheres, gestão de dados de atendimento e violência, resposta coordenada em rede, mobilização da rede, regime de colaboração municipal e compromisso político.
O destaque da política estadual é a utilização da Rota Crítica, uma tecnologia social inovadora que mapeia toda a trajetória da vítima, desde a percepção da violência até o rompimento do ciclo. O objetivo é identificar dificuldades e falhas em todas as etapas e nas políticas já existentes, garantindo atendimento adequado e humanizado, além de orientar estratégias de enfrentamento mais eficazes.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas