Alagoas
IMA promove Mutirão de Regularização do Imóvel Rural para auxiliar proprietários sobre retificação do cadastro
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) promoveu nesta terça-feira (4), na Biblioteca de Penedo, o Mutirão de Regularização Ambiental do Imóvel Rural. O objetivo era orientar e atender proprietários e posseiros rurais à respeito da retificação e atualização dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
A ação foi realizada simultaneamente em 12 estados, desenvolvida em parceria com o Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e a Presidência da 30° Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, como uma agenda pré-COP 30, que terá início na próxima semana em Belém, no Pará.
A cidade de Penedo foi escolhida para sediar o evento por se tratar de um município estratégico da região do Baixo São Francisco com um alto número de inscrições no Sistema do CAR (Sicar).
“Em Alagoas temos cerca de 140 mil cadastros e esse evento é muito importante para ajudar os proprietários a fazer a retificação dos seus cadastros e conseguir a regularização ambiental do seu imóvel”, explicou a coordenadora do CAR em Alagoas, Isabel Nepomuceno.

O CAR é uma ferramenta essencial para garantir o equilíbrio entre a produção rural e a preservação ambiental, pois permite que o Estado acompanhe de forma transparente o uso do solo. Permite ainda que sejam identificadas as áreas de preservação permanente (APP) e de reservas legais, além de promover ações de recuperação de vegetação nativa.
“Os estados estão tendo um grande protagonismo nisso. A implementação do Código Florestal é um esforço conjunto dos produtores rurais e titulares dos imóveis, dos estados e do Governo Federal, para que a gente tenha um ambiente mais sustentável e a produção rural não brigue com o meio ambiente, e essas duas coisas possam caminhar de mãos dadas. Esse é o nosso objetivo”, disse o coordenador adjunto da Dicar, João Laguens.
Segundo o integrante do MGI, Alagoas tem um papel de destaque entre os estados por ser um dos que mais avançou com a agenda do CAR nos últimos anos. Até o momento, foram analisados cerca de 68 mil imóveis e 5 mil cadastros já foram validados.
“Esse é um esforço que está sendo possibilitado pelo grande trabalho do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e por várias melhorias que estamos fazendo a nível federal para apoiar os estados. Com o Sicar estabilizado, a análise dinamizada e a ferramenta do CAR pré-preenchido que iremos lançar na COP 30, estamos tentando facilitar a vida do produtor rural”, finalizou.
Essas ferramentas, além do aplicativo Meu Imóvel Rural, são importantes para facilitar a vida dos produtores e proprietários rurais e o acesso ao crédito, tornando esse processo menos burocrático com todas as informações reunidas em um só lugar.
“Vim para tentar resolver um problema, descobri aqui que era uma diferença que estava dando no terreno, mas as meninas foram maravilhosas, conseguiram resolver o meu problema e deixaram meu CAR todo resolvido. Agora eu posso tentar fazer o empréstimo que eu tanto queria”, comemorou o proprietário rural de Porto Real do Colégio, Antônio Carlos.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Penedo, Fagner Matias, reforçou a importância de eventos como esse para incentivar e auxiliar os proprietários rurais à manterem seus cadastros sempre regularizados.
“Esse mutirão foi muito importante não só para os Penedenses, mas para os proprietários de toda a região do Baixo São Francisco que, com o CAR regularizado, vão estar contribuindo com a conservação do meio ambiente e nossos recursos naturais e também conseguirão ter acesso às linhas de crédito e uma maior segurança jurídica em relação às suas propriedades”, completou.
“Há muitos anos eu tentava resolver a minha situação no CAR e nesse mutirão eu finalmente consegui retificar o meu cadastro. Saio daqui muito satisfeito”, disse o proprietário rural de Penedo, Joaovani Santos.
Além do mutirão de atendimento, técnicos das secretarias dos municípios de Penedo, Piaçabuçu e Igreja Nova participaram de uma palestra com o tema “Cadastro Ambiental Rural - Rumo a Regularização Ambiental”, para contribuir com a capacitação de quem atua para auxiliar os proprietários em suas cidades.
“Ficamos muito felizes com esse convite, pois vamos conseguir tirar muitas dúvidas sobre o CAR. No nosso município tem surgido uma grande demanda de produtores que querem regularizar sua situação, e esse momento vai nos ajudar a melhorar o atendimento ao nosso público, que é nosso principal objetivo”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura de Igreja Nova (Semagrin), Edvaldo Muniz.
Sobre o CAR
O CAR é um registro público federal obrigatório para todos os imóveis rurais. Ele fortalece o planejamento ambiental, facilita o acesso do produtor a políticas públicas e incentiva práticas mais sustentáveis no campo.
Quando todos realizam o cadastro corretamente, contribuímos para um desenvolvimento rural mais responsável, protegendo nossos recursos naturais e assegurando qualidade de vida para as próximas gerações.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas