Alagoas

PGJ do MPAL, Lean Araújo, participa da posse dos novos promotores de Justiça do Ministério Público de Pernambuco

Ascom MPAL com informações do MPPE 04/11/2025
PGJ do MPAL, Lean Araújo, participa da posse dos novos promotores de Justiça do Ministério Público de Pernambuco
- Foto: MPPE.

O procurador-geral de Justiça de Alagoas, Lean Araújo, participou, nessa segunda-feira (3), da solenidade de posse dos 16 novos promotores de Justiça do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE). O evento aconteceu no auditório do Centro Cultural Rossini Alves Couto, no Recife, durante a 4ª sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça.

A nova turma de promotores, composta por quatro mulheres e 12 homens, é a terceira do concurso público realizado em 2023. Após o curso preparatório de quatro semanas, que teve início nesta terça-feira (4), os novos membros começarão a atuar no início de dezembro em diferentes regiões do estado, nas áreas cível e criminal, fortalecendo a atuação do MPPE em defesa da cidadania.

A participação do procurador-geral de Justiça de Alagoas na cerimônia foi uma forma de reforçar a parceria institucional e o diálogo permanente entre os Ministérios Públicos dos dois estados em torno do fortalecimento da atuação ministerial e da defesa dos direitos fundamentais. “A posse de novos promotores de Justiça representa sempre um momento de grande renovação e esperança para o Ministério Público. Cada novo membro que ingressa na instituição traz consigo não apenas o compromisso com a Constituição e com a defesa da sociedade, mas também a energia e o olhar transformador de quem acredita no poder da Justiça como instrumento de mudança. Certamente eles estão chegando ao MP de Pernambuco para ampliar a capacidade de atuação do órgão, proteger direitos, combater injustiças e promover uma sociedade mais justa e solidária. Que cada um dos novos colegas use sua força, ideal e coragem para servir ao povo de Pernambuco”, declarou Lean Araújo, chefe do Ministério Público do Estado de Alagoas.

Durante a cerimônia, o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, José Paulo Xavier, destacou a importância do ingresso dos novos membros para o fortalecimento da instituição. “Com os novos nomeados, somamos 47 ingressos. Com esse time reforçado, podemos oferecer melhor atendimento, garantindo direitos fundamentais ao povo pernambucano”, afirmou o chefe do MPPE, ressaltando que a reestruturação do órgão é uma das ações previstas no plano de gestão 2025-2026.

A posse foi conduzida pelo Colégio de Procuradores de Justiça do MPPE, que conta com 50 integrantes, e contou com a presença de gestores da instituição, autoridades convidadas, familiares e representantes do sistema de Justiça.

Os novos promotores de Justiça vão atuar nos municípios de Tamandaré, Amaraji, Maraial, Pombos, Buíque, Lajedo, Afogados da Ingazeira, Belém do São Francisco, Cabrobó, Floresta, Inajá, Ipubi, Petrolândia, Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista e Tabira.