Alagoas
Com minicircuito, contação de histórias e brincadeiras, Detran leva educação para o trânsito à 11ª Bienal do Livro
Estande do Detran Alagoas promove atividades lúdicas e educativas para todas as idades, reforçando a importância da segurança viária durante o evento literário
A promoção da segurança viária é um compromisso de todos que utilizam o trânsito diariamente. Com essa missão, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) intensifica suas ações educativas para públicos de todas as idades, incluindo crianças, jovens e adultos. Durante a 11ª Bienal do Livro, realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, o órgão marca presença com uma programação diversificada.
O estande do Detran Alagoas oferece atividades para toda a família, como palestras sobre educação para o trânsito e direção defensiva, contação de histórias, utilização de óculos de simulação de embriaguez, oficina de Bobbie Goods, além de jogos interativos como a roleta do trânsito e o passa ou repassa. Destaque também para a Oficina Afroeducativa: Educação Para o Trânsito e para a Oficina Cultural Brasil & África.
Para Sonály Bastos, superintendente de Educação para o Trânsito do Detran Alagoas, conscientizar a população é essencial em qualquer ambiente e para todas as faixas etárias. “Buscamos tornar o trânsito mais seguro, reduzindo, principalmente, os números de sinistros graves e fatais. Por isso, precisamos estar cada vez mais próximos do público e transmitir a mensagem para todos os usuários do trânsito, sejam pedestres, ciclistas, condutores ou motociclistas, pois todos têm papel fundamental nessa redução. A Bienal é uma excelente oportunidade de ampliar esse conhecimento por meio das ações realizadas e do material didático distribuído”, destaca.

Durante o evento, os mascotes Detranzito e Detranzita, do Detran Alagoas, recebem os visitantes vestidos com trajes de matriz africana, em sintonia com a temática central da 11ª Bienal do Livro. Eles encantam crianças e adultos, tornando-se uma atração à parte e reforçando o compromisso com um trânsito mais seguro.
A professora Thaíse Silva levou a família ao estande do Detran Alagoas e aprovou a iniciativa. “A conscientização no trânsito é um tema extremamente importante, e o que meus filhos mais gostaram foi da pintura do Bobbie Goods do trânsito. É algo muito atual, e assim eles se divertem e também aprendem sobre segurança no trânsito”, comenta.
A estudante Lara Santos participou da Bienal junto com colegas da Escola Manoel de Barros, do município de Santa Luzia do Norte. “Gostei muito do que aprendi aqui. A história que ouvimos foi muito legal. Quando chegar em casa, vou contar para todo mundo que devemos respeitar as leis de trânsito, atravessar na faixa de pedestre e obedecer à sinalização. É assim que evitamos acidentes”, afirma.
As atividades do Detran Alagoas na 11ª Bienal do Livro seguem até o próximo domingo (09), sempre das 9h às 22h.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas